Siga nossas redes

Economia

Projeção no Focus para taxa de juros este ano volta a subir e vai a 6,50%

A projeção para a inflação este ano também voltou a subir, chegando a 5,90%.

Publicado

em

por

Reuters
Banco Central Boletim Focus
Prédio do Banco Central em Brasília 20/03/2020 REUTERS/Adriano Machado

A projeção para a taxa básica de juros no final deste ano voltou a subir na pesquisa Focus realizada pelo Banco Central, após a autarquia ter elevado a Selic na semana passada e anunciado a intenção de dar sequência ao aperto monetário, abandonando a expressão “normalização parcial”.

O mercado vê agora a Selic em 6,50% ao final de 2021, de 6,25% na pesquisa anterior. Para 2022, permanece a projeção de que a taxa ficará em 6,50%.

O movimento ocorre depois de o BC ter promovido a terceira alta consecutiva de 0,75 ponto percentual da taxa básica de juros, levando-a para 4,25%. O Comitê de Política Monetária (Copom) também abandonou o uso da expressão “normalização parcial” para se referir ao atual ciclo de alta de juros, explicitando que pretende fazer um aperto maior do que vinha sendo sinalizado até então, levando a Selic para patamar considerado neutro.

As atenções agora voltam-se para a divulgação da ata do encontro na terça-feira, em busca de mais pistas sobre os próximos passos do BC.

A projeção para a inflação este ano também voltou a subir no Focus, chegando a 5,90% de 5,82% antes, bem acima do teto da meta (3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos).

A estimativa para 2022 permaneceu em 3,78%, acima do centro do objetivo de 3,50%.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas de crescimento passaram a 5,00% em 2021 e 2,10% em 2022, de 4,85% e 2,20% respectivamente na semana anterior.

Veja também

• Como alcançar meu primeiro milhão antes dos 30 anos?
• Anitta e Nubank anunciam entrada da cantora no conselho do banco digital
• Comprar ou alugar imóvel? Veja como avaliar qual opção vale mais a pena
• PIB: o que é, para que serve, como funciona e como é calculado?
• Economia pode sofrer efeitos da pausa escolar na pandemia por até 2 décadas
• Como investir na bolsa de valores?
• Aluguel de FIIs: vale a pena investir?

Faça seu dinheiro começar a render mais hoje! Invista pela Easynvest!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.