Siga nossas redes

Cafeína

Como investir na bolsa de valores? Guia completo para iniciante

O Cafeína de hoje preparou um guia completo para quem deseja começar a investir na B3.

Muitos que estão começando no mundo dos investimentos acham que a bolsa de valores é apenas para investidores profissionais ou para pessoas com muito dinheiro. Mas não.  A bolsa de valores assim como o mercado de ações tanto são para iniciantes, como são acessíveis a todos os perfis. Abaixo, aprenda como investir dinheiro na bolsa de valores!

Mas o que é a bolsa de valores?

A bolsa (B3) é o lugar em que se negocia investimentos. Ela é como um balcão de compra e venda de produtos financeiros. As ações são as mais conhecidas por serem o tipo de investimento mais popular oferecido pela bolsa. Mas existem muitos outros tipos.

Como a bolsa funciona?

Diferente de tempos atrás, todas as negociações são feitas de forma online. O pregão ao vivo se transformou no pregão eletrônico. A compra e venda de ações entre outros produtos é realizada via home broker, que é uma plataforma oferecida por uma corretora de valores.

É através dela que se faz as transações financeiras. Sendo assim, é preciso ter uma conta em uma corretora de investimentos.

Como investir na bolsa de valores?

Depois de criada uma conta em uma corretora, e de feita uma transferência de dinheiro para ela, basta acessar via home broker o tipo de investimento de maior interesse: renda variável ou renda fixa. Para quem pretende começar a investir em ações, basta procurar por elas via renda variável através do ticker.

O ticker nada mais é do que o código que a empresa negocia as suas ações na bolsa. Por exemplo: a Magazine Luiza vende suas ações com o código MGLU3. Já a Vale negocia com o ticker VALE3. Enquanto isso, a Petrobras é negociada com o código PETR4.

Algumas ações terminam com o número 3 e outras com o número 4. Isso porque no primeiro caso, o investidor tem direito a dar o seu voto nas assembleias das empresas. Já no segundo, os investidores não têm direito a voto, mas têm a preferência para o recebimento de dividendos.

O que são dividendos?

Os dividendos são uma espécie de “aluguel” que você recebe pelas suas ações. Algumas empresas pagam esse rendimento uma vez por mês, outras, a cada três meses, e outras a cada seis. Cada empresa tem a sua cultura e elas podem distribuir os seus lucros como bem entenderem. E é isso o que os dividendos são: os lucros das empresas distribuídos aos seus acionistas.

O que é uma ação?

As ações são um pedaço da empresa. Os investidores que compram uma, 2, 5, 100 ou 1.000 ações adquirem um pedacinho ou vários pedacinhos de uma determinada companhia. As empresas vendem a participação acionária aos acionistas porque essa é uma forma delas investirem em seu crescimento. E com as ações sendo compradas por investidores, é uma forma das companhias terem acesso a um volume de dinheiro sem a necessidade de se endividar por isso. 

Em troca, as empresas dividem seus lucros com os acionistas, seja via dividendos como através da valorização das ações na bolsa. Ao investir em ações, o investidor se torna um sócio da empresa, mesmo que minoritário.

O que é o Ibovespa?

O Ibovespa  é o principal índice da bolsa brasileira. Ele é composto pelas ações mais negociadas, e por isso, que ele é o índice de referência da B3. A cada 4 meses tem um rebalanceamento das ações que compõe o Ibovespa, assim como o peso de cada uma dessas empresas no índice.

Porém, existem outros índices setoriais na bolsa. Como o índice de energia elétrica (IEE), de dividendos (IDIV), de fundos imobiliários (IFIX), de small caps (SMLL), entre tantos outros. Nos Estados Unidos, tem o Índice Dow Jones e o S&P 500, por exemplo.

Todas as cotações dos índices são informadas em pontos, em qualquer lugar do mundo. Quando um índice é criado, é estabelecida uma pontuação que reflete o valor dos ativos negociados nele naquele momento. Passado um tempo, essa pontuação sobe ou cai, o que acaba por fazer um ajuste natural do índice.

Veja também:
Comprar ou alugar imóvel? Descubra qual é a melhor opção
Planejamento Financeiro: Dicas de como montar um do zero
• Confira 10 dicas de investimentos para iniciantes
• As 17 melhores ações para investir em 2022, segundo analistas

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.