Siga nossas redes

Economia

Receita paga nesta segunda 1º lote de restituições do IR 2021

Receita vai devolver R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes nesta primeira etapa.

A Receita Federal fará o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 nesta segunda-feira (31). Dessa forma, começa oficialmente o calendário de restituições do ano. Segundo o fisco, o lote é o maior da história em valor pago e em número de contribuintes ressarcidos.

Leia mais: Veja 5 dicas para aumentar sua restituição do IR 2021

No total, a Receita vai devolver R$ 6 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes. Neste primeiro lote, têm prioridade a receber a restituição pessoas acima de 60 anos e portadores de alguma deficiência física ou mental, além de pessoas com doenças graves e contribuintes que tenham o magistério como maior fonte de renda.

Também receberão primeiro aqueles não prioritários que entregaram as suas declarações até o dia 28 de fevereiro.

Para saber se teve a declaração liberada é preciso acessar a página da Receita na internet ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. 

O contribuinte saberá se a sua restituição sairá no primeiro lote, se ainda está sendo processada ou ainda se existem pendências que impedem a restituição. Nesse caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

Apesar do prazo para envio das declarações neste ano ter sido prorrogado para até o dia 31 de maio, o cronograma dos pagamentos das restituições foi mantido pelo governo. Desde o ano passado, a quantidade de lotes foi reduzida de sete para cinco, e o início das devoluções passou de junho para maio. A Receita Federal concluir o pagamento de todas as restituições até o mês de setembro.

Veja também:
• Após vaivém com IPO, Dotz estreia ações na B3 nesta segunda-feira.
• Prazo para declarar o IR 2021 termina nesta segunda; veja o que fazer.
Inflação EUA 2021: como se proteger e por que ela pode afetar o Brasil?
Privatizações: o que são? Como funcionam? Afinal, privatizar é bom ou ruim?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.