Siga nossas redes

Economia

Reforma do IR não estará na pauta desta semana, diz presidente da Câmara

A votação do parecer foi adiada por três vezes.

Publicado

em

por

Estadão Conteúdo
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Brasília. 12/02/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a Reforma do Imposto de Renda não irá ao plenário da Casa nesta semana, como era esperado. “Vamos mudar a estratégia, o governo vai entrar, ficou ratificado que uma convergência é necessária”, disse Lira para investidores em evento promovido pela XP Investimentos nesta terça-feira (24).

Ele afirmou que está também conversando com quem tem interesse em aprovar dividendos no Brasil e que também irá fazer mais uma rodada de conversa com líderes da Câmara. “Se houver convergência suficiente para votar o texto, votaremos”, disse. “Não iremos especular nenhuma possibilidade esta semana, vamos conversar com tempo suficiente”, acrescentou.

A votação do parecer foi adiada por três vezes, mas a matéria conta com o patrocínio de Lira, que defende o texto.

O presidente da Câmara disse ainda que trabalha para “desmistificar versões” sobre a reforma. Segundo ele, interesses que apareceram no plenário surgiram de forma transvestida e, na verdade, representavam outros interesses.

Lira disse ainda que o texto é sensível, difícil, mas não impossível de ser aprovado.

Aos investidores, ele também fez uma defesa enfática sobre o teto de gastos e disse que não haverá rompimento da responsabilidade fiscal. “Não vamos praticar irresponsabilidade fiscal”, disse. “Congresso não deu uma vírgula de possibilidade de que nós fôssemos romper o teto de gastos.”

Veja também

Seja sócio das maiores empresas do Brasil com corretagem ZERO! Invista em Ações

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!