Siga nossas redes

Economia

Câmara aprova destaque e reduz de 20% para 15% tributação de lucros e dividendos

Essa foi a única alteração à proposta aprovada na véspera até o momento e é fruto de um acordo costurado pelos partidos.

votação da reforma do ir e tributação de lucros e dividendos
10/07/2019 REUTERS/Adriano Machado

Em votação da proposta de reforma de Imposto de Renda, o plenário da Câmara aprovou na tarde desta quinta-feira um destaque que reduz de 20% para 15% a tributação de lucros e dividendos. A modificação no texto-base, a partir de um destaque dos Republicanos, passou com 319 votos a favor, 140 contra e 2 abstenções.

Essa foi a única alteração à proposta aprovada na véspera e é fruto de um acordo costurado pelos partidos do chamado centrão com o envolvimento direto do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) nas negociações.

Autor do destaque, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) comemorou a aprovação, ressaltando esperar que isso permita que o projeto avance.

“Esse destaque para mim me orgulha porque ele é um gesto para quem carrega o Brasil nas costas, gerando emprego e renda para o setor produtivo”, disse ele.

“Esperamos que essa alíquota sendo reduzida de 20% para 15% ela traga avanços significativos para a proposta”, reforçou.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), defendeu a alteração e destacou que o presidente Jair Bolsonaro não deverá vetá-la, caso o texto siga para sanção.

“Não haverá veto nessa matéria de cobrança de dividendos”, assegurou.

Durante os debates, um dos vice-líderes da oposição no Congresso, o deputado Afonso Florence (PT-BA), criticou o destaque. “Não vamos cair na pressão dos tubarões da economia”, disse.

O relator da proposta, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), defendeu em plenário que se mantivesse a alíquota de tributação de lucros e dividendos em 20%, conforme discutido com a oposição.

Antes dessa votação, outros três destaques haviam sido rejeitados pelo plenário.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.