A senadora e ex-candidata à Presidência Simone Tebet (MDB-MS) anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Tebet, que terminou em terceiro lugar com 4,16% dos votos válidos no primeiro turno, já havia conversado antes por telefone com Lula, e agora selou o apoio após almoço com o ex-presidente.
“Depositarei nele (Lula) o meu voto, porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, disse Tebet, pedido desculpas a colegas que teriam pedido a neutralidade dela por temor de eventual perda de capital político com um posicionamento.
Lula já obteve, na terça-feira, as declarações de apoio formal do PDT, partido do ex-presidenciável Ciro Gomes – que terminou em quarto lugar no domingo – e do Cidadania. Também recebeu o apoio de figuras históricas do PSDB, partido com o qual rivalizou em eleições passadas, como José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Veja também
- Eleições 2024: quais são os candidatos a prefeito de São Paulo?
- Pode levar criança e cachorro na hora de votar? Saiba as regras das eleições
- Eleições 2024: como saber se um candidato é ‘ficha limpa’?
- Como funciona a eleição para vereador? Veja as regras e entenda o que é quociente
- Como saber local de votação nas eleições 2024?