Siga nossas redes

Economia

Testes de estresse mostram Sistema Financeiro Nacional resiliente, diz BC

A autarquia também afirma que o crescimento do crédito amplo é condizente com os atuais fundamentos econômicos.

banco central: nova lei cambial
Sede do Banco Central, em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC) relatou nesta quarta-feira que os resultados dos testes de estresse realizados pela autoridade monetária mostram que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está resiliente. De acordo com ata do último encontro do colegiado, o sistema não apresentaria problema relevante caso os cenários considerados se concretizassem, inclusive levando-se em conta eventuais alterações nas alíquotas de impostos federais.

O documento destaca ainda que os níveis de capitalização e de liquidez do sistema financeiro mantiveram-se superiores aos requerimentos prudenciais exigidos pelo BC. De acordo com a ata, os índices de solvência dos bancos também aumentaram levemente no segundo trimestre de 2021.

A rentabilidade se recupera, com destaque para a menor despesa com provisões para crédito. As instituições que acumularam ativos líquidos ao longo de 2020 para enfrentar a demanda por recursos durante a pandemia retornam gradativamente a liquidez a seus níveis anteriores”, acrescentou o Comef.

Nesse sentido, o BC avalia que as provisões para potenciais perdas de crédito estão adequadas, com um patamar acima das perdas esperadas. Além disso, as repactuações de contratos ocorridas durante a pandemia de coronavírus continuam apresentando desempenho melhor do que o inicialmente previsto.

“De maneira geral, os ativos problemáticos seguem tendência de queda, embora para algumas carteiras, como o crédito imobiliário com recursos do FGTS e o financiamento de veículos, permaneçam em patamares elevados”, ressaltou a ata.

O Comef concluiu ainda que o crescimento do crédito amplo é condizente com os atuais fundamentos econômicos, além de ser verificado em diversos segmentos. O documento destaca que as modalidade de crédito para famílias apresentam maior crescimento, estimuladas pelos juros baixos e associadas à retomada da economia.

“O crédito às micro e pequenas empresas continua sendo estimulado por programas governamentais, notadamente o Pronampe, e pela flexibilização do distanciamento social. As empresas de maior porte, por sua vez, se beneficiam do aquecimento do mercado de capitais”, completou o BC.

Veja também

  • Após frustração por 2ª onda, setor de turismo tenta retomar patamar pré-pandemia
  • Braskem: a ação mais rentável do Ibovespa tem espaço para crescer mais?
  • Stellantis dribla falta de chips e domina ranking dos mais vendidos em 2021
  • Pirâmides financeiras se alastram e mobilizam a CVM
  • Conta de luz subiu? Veja 24 dicas para reduzir o consumo e economizar
  • Via investe nas startups GoPublic, Poupa Certo e byebnk
  • Agrogalaxy faz acordo para adquirir 80% da Agrocat Distribuidora de Insumos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.