Siga nossas redes

Economia

Yellen diz que inflação dos EUA será muito menor até o final de 2023

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos projetou uma redução substancial na inflação do país para o próximo ano.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, projetou no domingo (11) uma redução substancial na inflação do país em 2023, caso não haja um choque inesperado.

“Acredito que até o final do próximo ano você verá uma inflação muito menor se não houver… um choque inesperado”, disse ela ao programa ’60 Minutes’ da CBS, em uma entrevista divulgada no domingo.

Questionada sobre a possibilidade de recessão, a ex-chair do Federal Reserve (FED) disse: “Há um risco de recessão. Mas… certamente não é, na minha opinião, algo necessário para reduzir a inflação”.

O comentário de Yellen veio dias antes de encontro de política monetária do Fed, em que a expectativa é de que o banco central desacelere seu ritmo agressivo de aumentos dos juros.

O chair do Fed, Jerome Powell, tem sinalizado uma elevação menor de 0,5 ponto percentual na taxa de juros, para uma faixa de 4,25% a 4,5%, após quatro altas consecutivas de 0,75 ponto.

Yellen disse à CBS que o crescimento econômico está desacelerando substancialmente, que a inflação está diminuindo e que ela continua esperançosa de que o mercado de trabalho continuará saudável.

Ela disse esperar que o aumento da inflação visto este ano seja de curta duração e afirmou que o governo dos EUA aprendeu “muitas lições” sobre a necessidade de reduzir a inflação após os preços altos observados na década de 1970.

“Acho que veremos uma redução substancial da inflação no próximo ano”, disse ela.

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen 19/07/2022. Lee Jin-man/Pool via REUTERS

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.