Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre tecnologia bancária, divulgada nesta quinta-feira (24), revelou que as transações de mobile banking no ano de 2020, período de entrada da pandemia de covid-19 no Brasil, representaram 51% do total das operações feitas no país.
Em comparação com o ano anterior da pesquisa, o número de transações feitas no celular teve um crescimento de 15,9 bilhões, partindo de 37 bilhões para 52,9 bilhões, o que representa um aumento de 42,9%.
Em todos os canais bancários (celular, internet, maquininhas, agências, caixas eletrônicos, correspondentes bancários e contact centers), o total das operações feitas pelos clientes chegou a 103,5 bilhões.
Considerando apenas os canais digitais, internet banking e mobile banking, as transações foram de 68,7 bilhões, o que representa 67% do total. Além disso, esses tipos de movimentações são responsáveis por 8 em cada 10 pagamentos de contas e por 9 em cada 10 contratações de crédito.
“Com a popularização dos serviços financeiros pelos canais digitais, continuamos avançando no terreno importante da inclusão financeira no Brasil, especialmente com o mobile banking, que permite carregar o banco em seu bolso e acessar em qualquer hora ou local, serviços antes restritos a agências bancárias. Praticamente, todas as operações bancárias podem ser feitas de forma eletrônica”, por nota afirma Rodrigo Mulinari, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.
O levantamento também revela que com a iniciativa do auxílio emergencial, benefício para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia do covid-19, 70 milhões de contas foram abertas, o que influenciou diretamente no uso da conta digital.
Além disso, o Pix, sistema de pagamento instantâneo, que entrou em vigor em 16 de novembro do ano passado, também foi outro fator impactante para o aumento das transferências bancárias, pois só no mês de lançamento do método de pagamento eletrônico foram 59,2 milhões de transações feitas.
Veja também
- Brasileiros farão mais transações financeiras digitais depois da pandemia
- Payroll: o que é, como funciona e qual a importância para o trader
- Como economizar dinheiro em 2021? Veja as melhores dicas
- 11 ações baratas da bolsa: vale investir ou é ‘furada’?
- Brasil liderou perda de milionários em 2020