Siga nossas redes

Finanças

As melhores blue chips do mundo para investir, segundo analista

Marina Varella, CPO da TwelveGlobal, selecionou uma relação de empresas que se destacam nos setores.

O investidor que começa a se inteirar do mundo de investimentos pode procurar, entre as blue chips, as melhores empresas dos seus segmentos listadas na bolsa de valores. Essas empresas possuem como características em comum estabilidade, segurança e rendimentos constantes ao longo dos anos, segundo analista ouvida pelo InvestNews. Para conhecer as melhores globalmente, ela aumentou o escopo de busca para além do contexto Brasil.

Melhores empresas do mundo por setor

A seleção de melhores empresas ficou a cargo da sensibilidade da analista Marina Varella, CPO da TwelveGlobal. Ela destaca que essas companhias podem ser encontradas em alguns setores-chave, como saúde, saneamento, energia, financeiro, alimentação, e ainda, entretenimento e tecnologia.

“A ideia desses setores é que possuem ciclos mais brandos, uma vez que toda economia é cíclica” afirma Varella. “Sempre iremos ao mercado, precisaremos de remédio, daremos descarga e ligaremos uma lâmpada. Mais recentemente, não é factível viver sem internet e entretenimento”.

A partir disso, Varella selecionou uma relação de empresas large caps e blue chips internacionais que se destacam nos setores citados. Confira a seguir:

Tecnologia

No setor de tecnologia entram empresas responsáveis pela confecção de softwares e hardwares. A área também é responsável pelas profissões em alta para 2022 e inclui alguns dos homens mais ricos do mundo, como Bill Gates, Jeff Bezos e Elon Musk.

Apple

Fundada por Steve Jobs, a Apple (AAPL34) é uma empresa large cap que ocupa a posição de maior empresa do mundo em capitalização em 2022. Gigante da tecnologia, possui produtos na linha de telefones, hardwares e softwares, lucrando com a Apple Store e o lançamento de novos produtos.

  • Descubra a história de Steve Jobs: o homem que mudou o mundo com a Apple

Mycrosoft

A Microsoft (MSFT34) foi criada por Bill Gates e Paul Allen em 1975, em Washington. Uma das pioneiras da revolução dos microcomputadores, introduziu os sistemas operacionais MS-DOS e Windows. Hoje é uma importante desenvolvedora de softwares e equipamentos eletrônicos, além de oferecer serviços de suporte e soluções.

IBM

A IBM (IBMB34) é uma gigante da tecnologia com maior longevidade, funcionando desde o século XIX. Produz hardwares, softwares e mais recentemente tem integrado a linha de sustentabilidade e tecnologia.

Saúde

O setor de saúde comporta desde farmacêuticas até laboratórios, vacinas, remédios, hospitais e uma série de outros serviços com demanda constante. Apesar de terem observado um inflar de suas atividades durante a pandemia, o setor ainda é considerado saudável para investimentos.

Johnson & Johnson

Com mais de 130 anos de idade, a Johnson & Johnson (JNJB34) se destacou no período pós-pandemia por ter um leque diversificado de produtos no segmento de saúde, não dependendo exclusivamente das vacinas.

P&G

A Protector and Gamble (PGCO34) é outra empresa com diversidade de portfólio, abarcando mesmo o setor alimentício, quando era dona da Pringles, antes da sua venda para a Kellogg (K1EL34). Além de vacinas e remédios, a empresa também atua na área de higiene pessoal.

Alimentação

O ramo de alimentação possui empresas de longa data e de grande porte, abarcando desde a produção, distribuição, serviços e correlatos. Varella é enfática: todo mundo precisa comer, três vezes ao dia. É um mercado com eterna demanda.

Coca-Cola

A Coca-Cola (COCA34) se sagrou como uma imbatível no setor de bebidas, além de ter apresentado dividendos crescentes nos últimos 58 anos. Enquanto uma gigante do setor, atua desde a venda de água até bebidas alcoólicas, passando por sucos, chás, refrigerantes e licores.

McDonald’s

Com milhões de unidades espalhadas pelo mundo, a companhia dos arcos dourados McDonald’s (MCDC34) tem relevância global. Sua saída da Rússia durante a Guerra da Ucrânia em repúdio liderou um movimento com dezenas de outras empresas.

Walmart

Uma das maiores redes de supermercados do mundo, o Walmart (WALM34) faturou mais de U$ 530 bilhões em 2020, sendo a empresa de maior faturamento do globo à época. Existe desde a década de 1940, tendo liderado a ideia de vender mais barato no mercado.

Entretenimento

Filmes, jogos, livros, bonecos funko e diversos outros produtos entram no portfólio de empresas de entretenimento. Apesar de ser um setor volátil, empresas que conseguiram se consagrar nesse meio se tornam líderes quase indiscutíveis no mercado, com resultados constantes e positivos.

Disney

Diferente do que se pensa, a casa do Mickey Mouse (DISB34) não fatura apenas com os parques de diversão ao redor do mundo. Sua receita também advém de filmes, musicas, canais de televisão, streaming e direitos autorais sobre bonecos, ilustrações, camisetas e toda uma série de produtos vinculada as suas produções. Hoje, a Disney detém os direitos da Lucas Films (Star Wars e Indiana Jones), Marvel, Pixar, National Geographic e muitos outros.

Financeiro

Constantemente com lucros crescentes, o setor de finanças – que envolve meios de pagamentos, bancos, gestoras de investimento e afins – também se destaca entre os maiores do mundo por lucrarem com o fluxo de capital no globo.

JP Morgan

A terceira maior empresa do mundo, a JP Morgan (JPMC34) é a empresa líder em serviços financeiros e assets do mundo, gerenciando as maiores fortunas e responsável pela criação de diversos índices de mercado. A empresa funciona desde 1600, com histórico de lucros e crescimento constante.

Bank of America

Atrás apenas da JP Morgan, o Bank of American (BOAK34) reúne em torno de 10% dos depósitos bancários no país realizando gestão de riquezas, empréstimos e investimentos. O banco está em fase de expansão de sua rede, abrindo filiais em cidades americanas onde não estava presente.

Energia

Um dos favoritos dos brasileiros, o setor de energia envolve a geração, distribuição e armazenamento de energia em diversas modalidades distintas. Envolve os setores de óleo e gás, térmica, nuclear, eólica, solar e hidráulica.

Exxon Mobil

Formada em 1999 pela fusão de duas companhias gigantes do setor, a Exxon e a Mobil (EXXO34), é considerada uma das empresas mais lucrativas do mundo e uma das grandes produtoras de petróleo, controlando 31 refinarias em 21 países. A Exxon Mobil ainda é a maior empresa não governamental no mundo no setor de energia.

Saudi Aramco

Inexistente na bolsa brasileira, a Saudi Aramco (NYSE: SAR) é uma das gigantes do petróleo e gás atuando na região do Oriente Médio e que ocupou até muito recentemente a posição de maior empresa do mundo com a alta do preço do petróleo.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.