Siga nossas redes

Finanças

B3 reduz lote-padrão mínimo para investir em BDRs e ETFs de renda variável

Mudança visa ampliar o acesso do investidor pessoa física e passa a valer a partir de 28 de setembro.

B3 ibovespa e dólar

A B3 (B3SA3) anunciou que reduziu a quantidade mínima dos lotes padrões que o investidor poderá comprar em BDRs (recibos de ações estrangeiras) e ETFs (fundos de índices) de renda variável. A mudança passa a valer a partir do dia 28 de setembro.

Com isso, a quantidade mínima negociada de BDRs Não Patrocinados Nível I, ETFs de renda variável e as Opções sobre ETFs de renda variável passarão de 10 para 1 unidade. Além disso, os BDRs Patrocinados Nível II ou III passarão de 100 unidades para 1 unidade.

Em nota, Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes da B3, informou que a novidade com os lotes era mais uma alteração aguardada pelo mercado nos BDRs que, associada à constante revisão da paridade dos programas, “cria melhores condições de acesso aos investidores pessoas físicas a ações internacionais e, consequentemente, dos investidores institucionais”.

BDR para o investidor pessoa física

Em agosto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou que pessoas físicas também poderão comprar BDRs Não Patrocinados de nível I, até então acessível somente a investidores com mais de R$ 1 milhão.

A partir disso, a B3 passou a trabalhar na operacionalização do produto, submetendo seus regulamentos para aprovação da CVM. Somente após a validação da autarquia, o produto ficará disponível para o investidor de varejo.

Quase 3 milhões de investidores

 B3 divulgou seus dados operacionais referentes ao mês de agosto na noite desta quinta-feira (17). De acordo com empresa, o número de investidores ativos da bolsa brasileira chegou a 2,98 milhões, o que representa um aumento de 4,7% sobre o mês anterior e de 119,9% em comparação a agosto de 2019.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.