Siga nossas redes

Finanças

BofA aponta que papel dos bancos públicos deve ser maior em 2023

Caixa Econômica Federal deve ter maior probabilidade de ser usada como ferramenta monetária do que o Banco do Brasil, apontou o banco.

O Bank of America (BofA) apontou em relatório divulgado na última semana que o papel dos bancos públicos deverá ser maior em 2023.

Para os analistas Mario Pierry e Flavio Yoshida, os bancos públicos devem se tornar mais ativos com o governo eleito. A dupla de analistas reiterou que a participação de mercado destas instituições atingiu um pico de 57% em 2016, mas caiu para os atuais 43%.

A dupla enfatizou que a equipe de transição de Lula apontou para um uso mais intenso dos bancos públicos ​​para estimular o consumo e impulsionar a atividade econômica.

“Lembramos que o PT utilizou os bancos públicos como parte da agenda populista do partido e contou com medidas mais heterodoxas para promover a inclusão social. Nesse período, os bancos do setor público foram utilizados de forma mais ativa para estimular a economia, reduzir os spreads de crédito e promover determinados setores”, apontou o banco.

Além disso, a equipe do BofA reiterou que a Caixa Econômica Federal deve ter maior probabilidade de ser usada como ferramenta monetária do que o Banco do Brasil.

O banco público tem 150 milhões de clientes (mais de 90% da população adulta do Brasil), quase 27 mil pontos de atendimento, além de já ser usado para distribuição de benefícios sociais e ter uma forte posição de capital.

Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Veja outras perspectivas para o segmento financeiro em 2023:

Mudança na estrutura tributária

A reforma tributária é o principal objetivo para o primeiro semestre de 2023, dada a frágil situação fiscal do governo federal, apontou o BofA.

A proposta pode eliminar o benefício fiscal do Imposto sobre operações de crédito (IOC), o que pode reduzir o resultado do setor bancário em cerca de 18%, se não for compensado por uma redução na alíquota do imposto corporativo.

O banco de investimento destacou que, embora as propostas anteriores de reforma tributária tenham atenuado esse impacto com alíquota de imposto corporativo mais baixa, a estimativa é que isso pode não acontecer no próximo governo, devido ao rigor fiscal.

Deterioração da inadimplência

Os índices de inadimplência atingiram níveis historicamente baixos após os programas de renegociações e o auxílio emergencial do governo federal durante a pandemia de covid-19, apontaram os analistas.

Mesmo assim, o índice de inadimplência do setor já se encontra próximo aos níveis históricos e o BofA enxerga uma deterioração gradual ao longo dos próximos trimestres. “Vemos o número de pequenas e médias empresas com empréstimos atrasados ​​aumentando desde o início de 2022, enquanto o saldo de grandes empresas atrasadas permanece abaixo dos níveis pré-pandemia”.

Tendências positivas de margem

O banco espera que a geração de receita dos bancos permaneça forte em 2023, mais do que compensando os encargos de provisão mais altos relacionados à deterioração da qualidade dos ativos.

Em particular, o NII (margem financeira) com clientes deve ser suportado por margens mais altas, já que os NIMs (margem líquida de juros) estão correlacionados positivamente com a taxa Selic com aproximadamente um ano de defasagem. Lembrando que o BCB elevou a taxa Selic de 9,25% no final de 2021 para 13,75% atualmente.

Mudança de estratégia entre os bancos digitais

Os downloads dos bancos 100% digitais dispararam durante a pandemia, de acordo com o BofA. Os novos entrantes se beneficiaram de baixos custos de financiamento e ampla liquidez global.

No entanto, taxas mais altas pressionaram os custos de captação e a liquidez secou, ​​e, para 2023, segundo o banco de investimento, o foco da gestão será para a rentabilidade, ao invés do crescimento da base de clientes como ocorri até então.

A expectativa é que esses bancos mudem sua estratégia de crescimento para lucratividade. O BofA frisou ainda que também não seria surpresa se houvesse um aumento de consolidação entre eles.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.