Siga nossas redes

Finanças

Dólar fecha em alta e bolsa cai mais após ata do Fed

Mercado segue de olho em juros nos EUA e cenário político.

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda nesta quarta-feira (19), enquanto o dólar ganhou força, após a divulgação da ata da última decisão de política monetária nos Estados Unidos. No Brasil, o foco ficava no depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello à CPI da Covid.

O Ibovespa caiu 0,28%, aos 122.636 pontos. O dólar subiu 1,13%, a R$ 5,3129. Veja outras cotações.

O mercado segue aguardando pistas sobre o rumo das taxas de juros nos Estados Unidos, em meio ao recente avanço da inflação. Por isso, o dia é de expectativa em relação à ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.

O documento mostrou que “algumas” autoridades do Fed pareciam prontas para começar a avaliar mudanças na política monetária com base no rápido e contínuo progresso da recuperação econômica, mas dados deste então já podem ter mudado esse cenário.

Os temores sobre o aumento dos preços ganharam força na semana passada, após dados mostrarem que a inflação ao consumidor dos Estados Unidos subiu em abril à taxa mais acentuada em mais de uma década. Mesmo assim, algumas autoridades do banco central norte-americano já expressaram sua visão de que esse pico nos preços é temporário.

Por aqui, a CPI da Covid-19 continuava sob os holofotes. Pazuello fala ao Senado depois de receber habeas corpus segundo o qual poderá optar por ficar calado, caso entenda que eventual resposta tenha o condão de criar provas contra ele mesmo. Ele poderá, no entanto, ser instado a assumir o compromisso de dizer a verdade em relação a questionamentos que não estejam diretamente relacionados à sua pessoa, mas que envolvam condutas relativas a terceiros.

Colaborando para os ruídos na seara política, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira investigação para apurar suspeita de crimes de corrupção e facilitação de contrabando praticados por agentes públicos e empresários na exportação de madeira, tendo como um dos alvos o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Destaques da bolsa

VALE (VALE3) caiu 2,05%, na esteira do declínio dos preços do minério de ferro na China nesta quarta-feira, com o setor de mineração e siderurgia como um todo terminando a sessão no vermelho: CSN ON teve o pior desempenho, fechando em baixa de 3,98%.

PETROBRAS caiu 0,76% na ação preferencial (PETR4) e 0,31% na ordinária (PETR3), pressionada pela queda dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent – contrato de referência da companhia – encerrou a sessão com perda de 3%, a 66,66 dólares o barril.

CYRELA (CYRE3) cedeu 4,03%, tendo de pano de fundo relatório do Credit Suisse elaborado após encontro com executivos da construtora, no qual, segundo relato dos analistas do banco, a companhia reafirmou visão positiva para o setor, apesar de observar alguma desaceleração no desempenho de lançamentos e custos de mão de obra acima do esperado.

ELETROBRAS (ELET3 e ELET6) subiram 4,17% e 3,62%, respectivamente, tendo renovado máximas históricas, em meio à repercussão positiva entre analistas de mudanças propostas à MP de privatização da elétrica, que o presidente da Câmara dos Deputados reafirmou que pretende submeter para apreciação da Casa nesta quarta-feira. No setor, CEMIG PN avançou 5,07%.

BRF (BRFS3) valorizou-se 4,56%, acelerando a recuperação em maio após queda de 17,6% em abril. De pano de fundo, os preços da soja em Chicago recuaram, enquanto o milho terminou quase estável após recuar mais cedo.

Bolsas internacionais

The Charging Bull ou Touro de Wall Street, no distrito de Manhattan, Nova York, EUA, 16 de janeiro de 2019. REUTERS/Carlo Allegri

Os principais índices de Wall Street encerraram em baixa nesta quarta-feira, depois que a ata do Fed mostrou que os participantes da reunião de abril concordaram que a economia norte-americana permanecia distante dos objetivos do banco central dos EUA, com alguns de olho em uma discussão futura sobre redução do programa de compra de títulos.

  • O índice Dow Jones caiu 0,48%, a 33.896 pontos
  • S&P 500 perdeu 0,294344%, a 4.116 pontos
  • O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,03%, a 13.300 pontos.

As ações europeias registraram sua pior queda diária em uma semana nesta quarta-feira, acompanhando a fraqueza em Wall Street à medida que os investidores se preocupavam com o aumento das pressões inflacionárias.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,19%, a 6.950,20 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,77%, a 15.113,56 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,43%, a 6.262,55 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,58%, a 24.486,69 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,23%, a 9.070,70 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,11%, a 5.220,05 pontos.

As ações da China fecharam em baixa nesta quarta-feira após três sessões consecutivas de ganhos, pressionadas por empresas imobiliárias e de energia, enquanto os ativos relacionados a moedas digitais perderam terreno após Pequim proibir empresas financeiras e de pagamento no negócio de criptomoedas.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,28%, a 28.044 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG permaneceu fechado.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,51%, a 3.510 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,30%, a 5.172 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI não teve operações.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,08%, a 16.132 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,22%, a 3.104 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,90%, a 6.931 pontos.

(*Com informações de Reuters)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.