Como declarar carro no Imposto de Renda 2025?

Veja como informar ao Fisco carros financiados, motos, vendas e casos de perda total ou roubo

Declarar carro no Imposto de Renda pode parecer tarefa complicada em um primeiro momento. Mas se você comprou, vendeu ou ainda possui um veículo, é importante informar todas as operações à Receita Federal para evitar problemas, mesmo que ele não gere imposto a pagar. 

A Receita Federal exige que bens, como carros, sejam declarados para monitorar a evolução patrimonial do contribuinte. Portanto, informar corretamente os dados do veículo é essencial para evitar transtornos com o Fisco.

Passo a passo para declarar veículo no IR 2025?

Para declarar um veículo no Imposto de Renda de 2025, o contribuinte deve:

  1. abrir a ficha denominada “Bens e Direitos”;
  2. selecionar o grupo “Bens Móveis”, Código “01 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”;
  3. preencher o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores);
  4. a discriminação: cor, marca, ano, modelo e sua situação;
  5. preencher o valor total pago no veículo desde a aquisição até 31/12/2024. 

Como declarar moto ou carro financiado?

Para carros ou motos financiados, deve-se declarar no Imposto de Renda apenas os valores efetivamente pagos até o ano de 2024, incluindo os juros, somados aos valores quitados em anos anteriores. 

Não é necessário informar nada na ficha “Dívidas e Ônus Reais”. O contribuinte deve registrar o valor total desembolsado, incluindo entrada e parcelas, no campo “Situação em 31/12/2024”, detalhando no campo “Discriminação” que o veículo foi adquirido por meio de financiamento e está alienado.

O Preenchimento pode ser feito seguindo os seguintes passos:

  1. abrir a ficha denominada “Bens e Direitos”;
  2. selecionar o grupo “Bens Móveis”, Código “01 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”;
  3. preencher o Renavam;
  4. a discriminação: cor, marca, ano, modelo e em sua situação detalhar valor de entrada e parcelas pagas;
  5. preencher o valor total pago no carro ou moto, incluindo entrada e prestações até 31/12/2024.

Como declarar um veículo vendido?

Quando se trata de um veículo que foi vendido e não contempla o patrimônio do contribuinte no final do ano calendário de 2024, é preciso:

  1. abrir a ficha denominada “Bens e Direitos”;
  2. Selecionar o grupo “Bens Móveis”, Código “01 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”;
  3. preencher o Renavam;
  4. a discriminação: manter a descrição de cor, marca, ano, modelo e em sua situação detalhar a operação da venda e preencher o CPF/CNPJ do comprador;
  5. deixar o campo “valor total pago em 31/12/2024” zerado.

Ganho de capital com venda de veículo 

Se o valor total da venda ultrapassar R$ 35 mil em 2024, a transação deverá ser declarada na ficha de “Ganho de Capital” caso tenha gerado lucro, ou seja, se o preço de venda foi superior ao custo de aquisição do bem.

Se for este o caso, será calculado o imposto sobre o ganho de capital. Em caso da venda menor do que a aquisição, não será calculado imposto. 

Lucro da venda do veículo: quando é isento? 

Na venda de um veículo por valor inferior a R$ 35 mil, caso haja lucro, o rendimento é isento de Imposto de Renda. Este valor deve ser declarado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”

Como declarar carro com perda total ou roubado? 

Se o contribuinte teve em 2024 um veículo roubado, furtado ou que gerou perda total, ele deve deixar o valor do veículo zerado no campo “Situação em 31/12/2024” e detalhar no campo “Discriminação” o ocorrido, conforme os passos a seguir:

  1. abrir a ficha denominada “Bens e Direitos”;
  2. selecionar o grupo “Bens Móveis”, Código “01 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”;
  3. preencher o Renavam;
  4. a discriminação: manter a descrição de cor, marca, ano, modelo e em sua situação detalhar a situação de roubo ou perda total do veículo;
  5. deixar o campo “valor total pago em 31/12/2024” zerado.

Além disso, em caso de sinistro com indenização da segurança, o contribuinte deve verificar o valor recebido. Se a indenização por superior ao custo de aquisição do veículo, a diferença deve ser informada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no campo “Capital das apólices de seguro […]”.

Não declarei carro nos anos anteriores: como fazer isso agora? 

Nesse caso, o indicado é retificar as declarações anteriores até o momento da compra do veículo. A Receita Federal, no momento em que for apresentada a baixa de uma venda de veículo, pode questionar o motivo pelo qual o veículo não está listado como um bem de direito do contribuinte. 

Então, será necessário retornar às últimas declarações até o momento da aquisição e retificar todas elas até o período atual, para então poder dar efetiva baixa do veículo na venda.

O que acontece se não declarar o veículo? 

Se o contribuinte que estiver obrigado a apresentar a declaração ocultar algum bem da Receita Federal, pode cair na malha fina. Entre as possíveis penalidades pela omissão do bem, a Receita poderá notificar o contribuinte e aplicar uma multa por omissão de informações.

Por isso, é fundamental reunir todos os documentos para declarar o Imposto de Renda e conferir com bastante atenção o preenchimento.

Documentos para declarar o Imposto de Renda 2025 

A seguir, apresentamos uma lista abrangente dos documentos exigidos para a declaração do IR 2025:

  • documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e dados bancários são essenciais para identificação e fornecem as informações necessárias para o correto preenchimento da declaração;
  • informe de rendimentos: a empresa deve fornecer o documento que detalha os rendimentos e descontos do trabalhador CLT ao longo do ano anterior;
  • documentos pessoais dos dependentes: CPF é obrigatório para cada dependente;
  • informe de rendimentos financeiros e de aplicações: fornecidos pelo banco, são cruciais para declarar os ganhos provenientes de investimentos;
  • comprovantes de despesas médicas: a declaração de despesa médica deve incluir nome, endereço, CPF ou CNPJ do prestador, data e assinatura do médico, caso não seja uma nota fiscal. Mas atenção: em 2024, uma nova ferramenta foi criada pela Receita Federal para emissão dos recibos dos serviços de saúde pelos próprios profissionais da área. Quem usou a modalidade, terá acesso aos valores dedutíveis na declaração pré-preenchida,
  • comprovantes de despesas com ensino: documentos que atestam gastos com educação, um importante item dedutível;
  • extrato de previdência privada: detalha os valores investidos e rendimentos relativos à previdência privada;
  • documentação do plano de saúde: comprovante dos pagamentos do plano de saúde, fundamental para deduções;
  • documentação de imóveis e veículos: incluindo aqueles financiados, para declarar propriedades e veículos;
  • recibos de pagamento ou recebimento de aluguel: caso você seja locador ou locatário, tenha os recibos em mãos;
  • recibos de doações: documentação importante para quem realizou ou recebeu doações ao longo do ano;
  • contrato social das empresas das quais é sócio: para quem tem participação em empresas, o contrato social é necessário;
  • documentação de consórcios contemplados ou não: detalhes sobre consórcios, incluindo se foram contemplados ou não;
  • extrato do Carnê-Leão: essencial para autônomos, detalhando os rendimentos ao longo do ano.

Aluguel no Imposto de Renda 2025: entenda como declarar!

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