Siga nossas redes

Finanças

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito e quais cuidados tomar

Programas de milhas e cashback, por exemplo, podem ser vantajosos, mas é preciso ficar atento ao descontole.

Na corrida pelo cliente, diferentes bancos têm oferecido cada vez mais vantagens no uso dos cartões de crédito. De cashbacks a programa de milhas, as empresas buscam cada vez mais atrativos, passando por benefícios como salas VIP em aeroportos.

No entanto, apesar das vantagens, especialistas recomendam que o consumidor tenha cuidado com o uso do cartão de crédito. Isso porque o descontrole nos parcelamentos pode comprometer a saúde financeira e levar o usuário à inadimplência. Segundo os dados mais recentes da Serasa Experian, o Brasil tinha em abril mais de 66 milhões de consumidores inadimplentes, sendo que a maioria (28,4%) estava negativado por dívidas com bancos e cartões.

Conversamos com especialistas para entender como ganhar dinheiro com cartão de crédito, quais cuidados tomar e como saber o que vale ou não a pena nesse mercado.

Por que cartões de crédito dão benefícios?

Cartão de crédito, compras online, e-commerce (Foto: Pixabay)
Cartão de crédito (Foto: Pixabay)

Segundo Jessyca Rodrigues, assessora de investimentos da SVN, as empresas do setor financeiro têm nos cartões de crédito uma linha importante do seu faturamento. Para torná-los cada vez mais atrativos, as empresas buscaram formas de reter o cliente e o uso do produto.

“As empresas possuem vários canais de fidelização de clientes, o que não é diferente com um cartão de crédito. Quanto mais mecanismos eu forneço para que aquele cartão se torne atraente, mais o cliente vai usar”, explica ela.

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Existem algumas formas de fazer o saldo de um cartão de crédito render para o cliente. O dono do cartão pode ganhar pontos, participar de um programa de milhas ou receber cashback em diferentes formatos. 

Além disso, os cartões de crédito também dão margem para diferentes benefícios, como compras com desconto, frequentar áreas VIP e participar de promoções e sorteios.

Veja abaixo:

Milhas

As milhas surgiram como uma ferramenta de fidelização de clientes pelas companhias aéreas. A cada trecho viajado, o passageiro acumularia milhas, que poderiam ser trocados em descontos na próxima viagem. As empresas de cartão de crédito adotaram o modelo.

Durante a contratação do serviço de crédito, um cliente pode escolher a opção de milhas – desde que a empresa o forneça. Essas milhas são acumuladas em compras específicas ou em uma proporção pré-determinada, e servem então para compras com desconto.

Para ganhar dinheiro com cartão de crédito usando milhas, é necessário vendê-las em plataformas específicas. Essas plataformas, como a 123milhas, a Hotmilhas e a MaxMilhas, compram as milhas diretamente para fornecerem passagens ou outros serviços relacionados de modo mais barato aos seus consumidores.

Programa de pontos

Os programas de pontos são estratégias adotadas pelas empresas de cartão de crédito para fomentar o consumo.

Normalmente calculados com base no dólar (US$), os programas dão pontos a cada valor específico gasto em dólares, sendo a proporção 1 ponto = US$ 1 a mais comum.

Conseguir vender pontos de cartão de crédito pode não ser tão fácil, embora seja recomendado por especialistas que o façam antes que expirem. O que ocorre é a transformação de pontos em milhas aéreas, e a consequente negociação destas nos portais específicos.

Cuidados com programas de pontos e milhas

Os programas de pontos e milhas vencem. Isso significa que, após algum tempo sem usar, a empresa pode anular os pontos/milhas. Por isso, é preciso ficar atento aos prazos de encerramento e buscar a forma de vender ou negociar caso não seja possível usá-los de outra forma.

Cashback

O “dinheiro de volta” foi outro desses mecanismos de fidelização criado pelas empresas. Fornecendo valores pequenos, normalmente de 0,1 a 1% do valor gasto, as empresas de crédito incentivam o consumo com os cartões prometendo parte do dinheiro de volta.

Guilherme Bahia, planejador financeiro Fiduc, destaca que nem sempre o cashback é vantajoso. “Eu, particularmente, prefiro um desconto ao cashback. Porém, se não tivermos alternativa, quanto maior o cashback, melhor. Só não vale comprar pelo afã de comprar”, afirma ele.

Além disso, é importante verificar sob qual forma o cashback aparece para o cliente. O cashback pode aparecer de algumas formas. As principais no mercado são:

  • Desconto na fatura
  • Dinheiro em conta
  • Reinvestimento

O desconto na fatura ocorre quando um percentual é descontado no que se precisa pagar ao final do mês. Nesse caso, o cliente não conseguiu reaver o valor gasto, mas diminuiu seus custos.

O dinheiro em conta é a modalidade em que o cliente efetivamente recebe parte do seu dinheiro de volta em sua conta. Ele então pode direcionar a quantia para outro gasto ou realizar investimentos com o valor recebido. Assim, uma compra necessariamente cara, como um móvel, um eletrodoméstico ou uma viagem aérea, podem se tornar ações fracionárias ou cotas de fundos.

Por fim, o reinvestimento é quando o cashback retorna na forma de um fundo de investimentos. Essa prática comum em empresas como BTG (BPAC11), XP (XPBR31) e Nubank (NUBR33).

Cuidado com soluções fáceis

Algumas soluções podem oferecer ganhos fáceis, mas o cliente de cartão de crédito deve tomar cuidado. Recentemente, a VirtusPay, empresa que agia como intermediária de cartões de crédito, emprestando limites de terceiros em troca de milhas, negou-se a pagar mais de 900 clientes.

Além disso, é preciso ficar atento aos cuidados no uso do cartão de crédito para não comprometer a saúde financeira.

“Com juros altos, o cuidado para não se endividar é ainda maior. Contrair dívidas de parcelamentos, seja em boletos ou cartão de crédito, pode ter um efeito bola de neve. O ideal é manter as contas em dia e evitar novas compras a prazo”, aconselha a educadora financeira Aline Soaper, do Instituto Soaper.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.