Siga nossas redes

Finanças

Correção nas ações de 5% a 10% é provável até fim do ano, diz pesquisa

Maioria dos entrevistados do mercado global disseram esperar uma liquidação das ações até o final do ano.

carteira recomendada de ações de small caps

Uma correção no mercado de ações de 5% a 10% até o final do ano foi a previsão majoritária em uma pesquisa sobre o sentimento de mercado de setembro publicada pelo Deutsche Bank nesta segunda-feira, no sinal mais recente de cautela do mercado sobre o fim do rali das ações.

De acordo com a pesquisa, realizada entre 7 e 9 de setembro com mais de 550 profissionais do mercado global, 58% dos entrevistados disseram esperar uma liquidação das ações até o final do ano.

Com a ajuda de uma grande quantidade de estímulo dos bancos centrais, as ações dispararam ante mínimas alcançadas em março de 2020, quando a pandemia de covid-19 assustou os mercados e desencadeou uma queda acentuada nas bolsas. O índice de ações mundial da MSCI quase dobrou desde então.

O crescimento econômico e os balanços corporativos se recuperaram mais rápido do que o esperado, mas agora dados dos Estados Unidos e da China sugerem que a recuperação pode estar perdendo o fôlego.

A covid-19 ainda era considerada o maior risco para a estabilidade do mercado, com 53% dos participantes da pesquisa do Deutsche Bank citando preocupações sobre novas variantes resistentes às vacinas. Esse temor foi seguido por medo de inflação acima do esperado.

A pesquisa de setembro também mostrou que a crença na inflação transitória – assegurada pelos bancos centrais – está diminuindo, embora ainda permaneça como visão da maioria.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.