O que puxou a disparada do dólar e forte queda do Ibovespa nesta quinta (10)?
Apesar do bom humor nos mercados externos, no Brasil o pregão foi de nervosismo no mercado financeiro. O Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores, fechou em forte queda, enquanto o dólar disparou sobre o real.
O mercado reage às notícias sobre a transição de governo, de olho em indicações de como será o próximo governo Lula, em dia marcado por discurso sobre gastos e anúncio do nome do ex-ministro Guido Mantega na equipe de transição.
As preocupações se somaram à repercussão negativa da divulgação do IPCA de outubro, que veio acima do esperado e gerou preocupações sobre a inflação no Brasil.
Do cenário corporativo, continua a temporada de divulgação dos balanços do terceiro trimestre. Alguns bancos, como Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC3 e BBDC4) já divulgaram seus números. O que esperar do setor?
O BLTM traz um resumo de notícias de economia que mexeram com o fechamento do mercado, cotação do dólar, bitcoin e Ibovespa hoje, além das ações que mais subiram e mais caíram. A apresentação é da jornalista Karina Trevizan e os comentários, de Murilo Breder, analista de investimentos da NuInvest.
Veja também
- Efeito Lula: dólar avança quase 3% na semana e fecha no maior valor em um mês
- Dólar mais barato, real mais caro: como a nova direção dos juros afeta a sua vida
- A bomba da dívida americana. E os estilhaços dela no Brasil
- O carry trade voltou, mas com o dólar tomando o lugar do iene
- Medo de recessão global pode levar BC a intervir no câmbio e ser cauteloso nos juros, diz Volpon