Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa recua, de olho em exterior e dado fraco da indústria; dólar sobe

Dia é marcado por dados da economia da China e alta dos títulos dos EUA.

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (5), tendo como pano de fundo um ambiente desfavorável a ativos de risco no exterior, em meio a dados de atividade mais fracos na China e alta nos rendimentos de títulos do Tesouro norte-americano, enquanto no Brasil a indústria encolheu mais do que o esperado. O dólar teve alta sobre o real.

O Ibovespa caiu 0,38%, aos 117.331 pontos, e o dólar subiu 0,82%, a R$ 4,9749.

Exterior negativo

Na China, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global caiu para 51,8 em Agosto, de 54,1 em julho, a leitura mais baixa desde dezembro, quando a covid-19 confinou muitos consumidores às suas casas. A marca de 50 separa expansão de contração da atividade.

Sorveteria em Xangai 07/09/2022. REUTERS/Aly Song/File Photo

De acordo com a equipe da XP Investimentos, os dados divulgados na China mostram mais evidências de uma atividade econômica mais fraca do que o esperado naquele país.

Além disso, as atenções seguem sobre a política monetária nos Estados Unidos. “O mercado está cauteloso com dados econômicos e próximos passos do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) após performance positiva das bolsas na semana passada”, acrescentaram os estrategistas da XP em relatório enviado a clientes mais cedo.

Indústria no Brasil

No Brasil, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a produção industrial do país teve queda de 0,6% em julho na comparação com o mês anterior. Na comparação ano a ano, contraiu 1,1%. As expectativas em pesquisa da Reuters apontavam quedas de 0,3% e de 0,5%, respectivamente.

“Apesar de ser dramática a situação da indústria vemos com certo otimismo o setor para os próximos meses, afinal foi apenas em agosto que se iniciou de fato o corte de juros e somente agora que se estabeleceu um melhor humor econômico entre os agentes uma vez que a massa salarial segue em alta e os dados do PIB surpreendem”, disse o economista André Perfeito.

Ainda no radar, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira ser importante a política monetária perseverar em um momento que classificou como “last mile” do combate à inflação, argumentando que o aumento de preços pode voltar se isso não for feito.

Destaques da B3

A Petrobras (PETR4) subiu 3,34%, em dia de alta dos preços do petróleo no exterior, com o barril de Brent em alta. A companhia anunciou nesta terça-feira que fez sua primeira compra de créditos de carbono.

Vale (VALE3) recuou 0,43%, conforme os futuros do minério de ferro recuaram na China, com o contrato mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian da China encerrando as negociações do dia com queda de 0,6%. Na Bolsa de Cingapura, porém, o vencimento mais negociado subiu 0,7%.

Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4) e Bradesco (BBDC3 e BBDC4) caíram. Na véspera, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para o projeto de lei que estabelece limites para a taxa de juros cobrada no cartão de crédito.

A ação da Via (VIIA3) perdeu 7,14%, após anúncio de oferta subsequente primária de ações, com bônus de subscrição, que espera precificar em 13 de setembro. A varejista já havia informado sobre a contratação dos bancos para um potencial follow-on.

(* com informações da Reuters)

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.