Siga nossas redes

Finanças

ETF de mercados emergentes estreia nesta terça-feira na B3

Ativo será negociado com o ticker EMEG11 e replicará o iShares MSCI Emerging Markets, índice com mais de 800 ações de empresas de mercados emergentes.

ibovespa b3 bolsa ações

Um novo ETF (Exchange Traded Fund) estreia nesta terça-feira (15) na B3, ampliando assim a família de fundos de índice para 37 ETFs listados na bolsa brasileira. Destes, 10 já replicam índices internacionais. É o Trend ETF MSCI Mercados Emergentes, que segue como referência o índice iShares MSCI Emerging Markets e será negociado com o ticker EMEG11.

O índice de referência é formado por mais de 800 ações de empresas de 26 mercados emergentes, tais como China, Coreia do Sul, Índia, Taiwan e África do Sul, entre outros. Os ativos são na sua maioria dos setores financeiro e de tecnologia.

A taxa de administração do ETF será de 0,30% ao ano, com imposto de renda de 15% sobre o ganho de capital.

O fundo está destinado para investidores em geral e conta com a gestão da XP Asset, gestora da XP Investimentos.

O lote-padrão é de 1 cota e a cotação será em reais por unidade. Para comprar uma cota o investidor precisa ter uma conta ativa em uma corretora brasileira. O valor inicial de negociação de cada cota será de R$ 10.

Segundo Nilton Neves, diretor de Negociação Eletrônica da B3, o ETF EMEG11 auxiliará na diversificação de carteira do investidor com exposição a mercados estrangeiros. “O ETF proporciona exposição às ações de grande quantidade de empresas internacionais, sem precisar abrir conta em uma corretora no exterior”, afirmou Neves em nota.

Sobre o índice

O índice MSCI Emerging Markets Index, replicado pelo ETF EMEG11, concentra empresas com capitalização grande e média dos principais mercados desenvolvidos e emergentes. A cesta de ativos é revisada trimestralmente nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.

Entre os países emergentes que integram o índice é possível encontrar empresas de: Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, República Checa, Egito, Grécia, Hungria, Índia, Indonésia, Coréia do Sul, Malásia, México, Paquistão, Peru, Filipinas, Polônia, Qatar, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Taiwan, Tailândia, Turquia e Emirados Árabes.

A taxa de câmbio utilizada nas transações do índice é a PTAX 800, calculada pelo Banco Central do Brasil.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.