O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, que mais cedo registrava alta, virou e fechou em queda nesta quarta-feira (1), refletindo as preocupações em relação à variante ômicron. O dólar também mudou de direção e fechou em alta sobre o real.

O Ibovespa caiu 1,12%, aos 100.775 pontos, menor patamar em 2021. O dólar subiu 0,59%, a R$ 5,6703.

Enquanto o mundo espera por novas informações sobre a variante ômicron e sua eficácia contra as vacinas, EUA e outros países endurecem controle de fronteiras. A piora do humor do mercado ocorreu em sintonia com o anúncio do primeiro caso oficial de covid-19 nos Estados Unidos pela variante ômicron. No Brasil, governo de São Paulo confirmou nesta manhã terceiro caso da ômicron no país, de um passageiro vindo da Etiópia.

Além disso, o mercado reagiu a novas falas do chefe do banco central norte-americano (Federal Reserve, o Fed), Jerome Powell, reiterando debate sobre redução mais acelerada de estímulos, com declarações de outro membro do Fed sobre persistência de problemas nas cadeias de oferta à medida que a variante ômicron do coronavírus se espalha,

Cenário interno

No Brasil, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), chegou a ventilar a possibilidade de votação da PEC dos precatórios em plenário na terça, mas a análise ficou mesmo para esta quarta-feira. A proposta é vista com muita atenção pelo mercado, já que abre espaço para colocar em prática o Auxílio Brasil em substituição ao Bolsa Família.

Há possibilidade agora de o início da votação ser adiado, conforme o governo precisa fazer mais concessões diante de uma vantagem de votos tida como insegura.

O receio dos investidores é que uma possível não aprovação do texto implique em planos alternativos pelo governo para bancar o programa em ano eleitoral, o que seria potencialmente mais danoso à situação fiscal.

“As perspectivas domésticas e globais estão se tornando mais desafiadoras, sugerindo um real mais fraco”, disseram economistas do Citi em relatório de cenários. 

No mais, B3 divulgou a primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa para o primeiro quadrimestre de 2022, com inclusão de Positivo e Porto Seguro.

Bolsas Mundiais

Wall Street

Wall Street fechou em baixa nesta quarta-feira, depois que um rali pela manhã se desfez em meio a preocupações com a variante mais recente do coronavírus e a primeira evidência de sua chegada nos EUA, enquanto investidores digeriram comentários de Powell sobre o aumento da inflação.

O índice S&P 500 perdeu 1,22%, aos 4.511,14 pontos, enquanto o Nasdaq Composite teve baixa de 1,88%, para 15.244,20 pontos. O Dow Jones caiu 1,38%, para 34.014,22 pontos, segundo dados preliminares.

Europa

O mercado acionário europeu registrou a melhor sessão em quase seis meses nesta quarta-feira, com investidores aproveitando para comprar ações pressionadas nas últimas sessões por preocupações com a variante ômicron.

Ásia e Pacífico

As ações da China fecharam em alta nesta quarta-feira, refletindo avanço dos papéis dos setores imobiliário e de energia, enquanto analistas disseram que a nova variante do coronavírus, ômicron, e uma reunião de dezembro para traçar o curso da economia para o ano que vem estão em foco.

Com informações da Reuters

Veja também