ARTIGO*
A Meta (FBOK34) pode estar entrando em colapso no mercado de ações, mas a holding co-fundada por Mark Zuckerberg não para de inovar. Nos últimos meses, por exemplo, o Instagram já tinha deixado claro que os NFTs (tokens não-fungíveis) seriam parte fundamental do seu negócio.
Seguindo seu script de abraçar novas tecnologias, recentemente, durante o evento Creator Week 2022, o “Tio Zuck” anunciou que o Instagram permitirá, dentro de pouco tempo, a negociação de NFTs diretamente pela rede social.
Segundo o divulgado, os usuários criadores de conteúdo terão um “kit de ferramentas” para criar, exibir e vender NFTs através da tecnologia Polygon (MATIC), uma rede de “segunda camada” do blockchain ethereum (ETH) que possui alta capacidade de processamento de transações e taxas de rede (muito) baratas.
No Twitter oficial da Meta, a big tech também disse que os usuários do Insta também poderão se conectar à blockchain solana (SOL) através da sua carteira digital (wallet) Phantom para visualizar os colecionáveis digitais da rede, além de conferir informações no OpenSea.
Para atrair até mesmo os mais “céticos” quanto aos colecionáveis digitais, o chefe de comércio e tecnologia financeira da Meta, Stephane Kasriel, disse que a empresa não cobrará taxas sobre a criação e a negociação NFTs até 2024.
Essa integração está prestes a abrir um mundo de novas possibilidades pois, muito em breve, os milhões de criadores de conteúdo da rede social poderão criar os seus próprios NFTs e vendê-los, tendo a oportunidade de se envolver com fãs e monetizar diretamente suas criações.
O caso de amor do Instagram com NFTs
Seguindo uma linha do tempo dos desenvolvimentos anteriores, a notícia do lançamento do kit de ferramentas NFT nada mais é do que um dos planos e apostas do visionário Zuckerberg para o ecossistema metaverso e Web 3. Relembre a cronologia:
- Maio de 2022 – Meta começou a testar a capacidade de conectar carteiras e exibir ethereum, polygon e flow NFTs (FLOW) nas suas duas gigantescas redes sociais;
- Agosto de 2022 – Meta expandiu seus testes NFT para usuários em 100 países adicionais, adicionou suporte para novas wallets menos usuais, como a Dapper Wallet e a Coinbase Wallet;
- Setembro de 2022 — A Meta abriu seus recursos de NFTs para todos os usuários do Facebook e Instagram nos EUA e alguns outros selecionados ao redor do mundo.
Ao integrar com a MetaMask, por exemplo, um usuário do Insta poderá tanto comprar quanto vender itens digitais diretamente de seu aplicativo, que agora passa a concorrer diretamente com plataformas como a OpenSea.
Polygon e Meta no protagonismo do ecossistema Web 3
Reddit, Instagram, Lens – o que eles têm em comum? Todos eles estão contando com o Polygon, a solução de escalabilidade da ethereum, para entrar de cabeça nos NFTs.
Com suas transações acessíveis e rápidas, além de seu roteiro de escalonamento e desenvolvimento, a equipe da Polygon está ganhando cada vez mais espaço entre as big techs, bem como nos investimentos de Venture Capital.
Para se ter uma ideia, segundo em estudo recente realizado pela Alchemy, a Polygon:
- Teve crescimento de 335% nas equipes de desenvolvedores operacionais somente em 2022;
- Conta com incríveis 153% de crescimento no consumo de API no acumulado do ano;
- Soma 804% de aumento nas equipes de programadores e desenvolvedores ativos em 2022.
O interesse da Meta pela tecnologia blockchain e a Web 3 já ficou bastante evidente com a mudança do nome do grupo, de Facebook para Meta, e o alto investimento no desenvolvimento de um metaverso da companhia. Além disso, o assunto NFT já vem rondando a empresa desde maio de 2022.
Web 3: o futuro que veio para ficar
As crescentes iniciativas das big techs na Web 3 mostram como a tecnologia tem um potencial de crescimento e adoção absurdo.
Se a “moda” vai pegar ou não, é impossível dizer. Contudo, sem dúvidas, o novo lançamento do Instagram gera alta visibilidade — e credibilidade — para os NFTs, bem como para as demais criptomoedas do mercado.
Então, longe de ser um simples hype, a compra e venda dos colecionáveis digitais diretamente pelo Instagram representa um marco notável na evolução da funcionalidade NFT, bem como um pontapé natural para trazer a Web 3 para o mainstream socioeconômico.
Em plena “era exponencial” do avanço digital, é hora de ter humildade e se abrir para o novo para evitar arrependimentos no futuro.
- Conheça a história do Instagram e o significado por trás do nome
Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
Veja também
- Disney abraça as criptos e vai lançar marketplace de NFT
- Os Simpsons: novo episódio da série aborda blockchain e NFT
- Do hype ao ‘fundo do poço’: por que 95% das NFTs já não valem mais nada?
- Google volta atrás e vai permitir anúncios de jogos NFT e blockchain
- Lufthansa: gigante aérea adota programa de NFT que recompensa clientes