Siga nossas redes

Finanças

Lista traz bitcoin como melhor investimento em 2021 até agora e Ibovespa, o pior

Considerando o retorno em um ano, bitcoin também aparece como melhor investimento, com ganho de 285%.

O investidor que optou pela criptomoeda bitcoin ao término de 2020 teve rendimentos superiores a 53% no acumulado do ano até setembro – mesmo período em que o Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, teve perda de 6,75%. É o que aponta um levantamento feito pela provedora de dados financeiros Economatica.

Apesar da queda de 4% em setembro na comparação com o mês anterior, em 1 ano o bitcoin acumula um avanço de mais de 285%, figurando novamente como melhor investimento entre as opções da lista do levantamento. No mesmo período, o Ibovespa subiu 17%.

E a renda fixa?

Os dados da Economatica mostram ainda que o CDI (Certificado de Depósito Interbancário ou Certificado de Depósito Interfinanceiro) teve retorno positivo de 2,5% nos primeiros 9 meses de 2021. O CDI é uma taxa de referência para a rentabilidade de investimentos em renda fixa como o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Em um ano, a rentabilidade foi de 2,98%.

Por outro lado, títulos públicos ligados à inflação tiveram retorno negativo. O IMA-B teve queda de 2% no acumulado do ano até setembro. Em um ano, porém, a variação é positiva em 5% do indicador, que acompanha o retorno de títulos ligados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Veja o levantamento completo abaixo:

Qual foi o melhor investimento? *

InvestimentoRetorno no acumulado do ano (até setembro, em %)Retorno em um ano (até setembro, em %)
Bitcoin – mercado bitcoin53,59285,39
Dólar ptax4,67-3,57
CDI2,52,98
Euro-1,25-4,76
IMA-B (títulos ligados ao IPCA)-25,04
Ouro-3,8-9,79
IND FDO IMOB (índice de fundos imobiliários)-5,38-2,83
Ibovespa-6,7517,31

* fonte: Economatica

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.