Siga nossas redes

Finanças

Mercado tem dia de euforia; o que vem pela frente agora?

Dúvidas sobre questão fiscal, por exemplo, seguem no radar.

O que esperar da bolsa e do dólar agora que as eleições dos EUA acabaram? O mercado financeiro reagiu com forte otimismo à vitória de Joe Biden sobre Donald Trump. Agora, as atenções se voltam aos próximos passos. Esse é o tema do InvestNews Mais desta segunda-feira (9), com Samy Dana e Dony De Nuccio.

Além do resultado das eleições norte-americanas, o dia foi de otimismo nos mercados por causa de notícias sobre a vacina contra a Covid-19. Pfizer e BioNTech anunciaram que sua candidata a vacina é mais de 90% eficaz na prevenção, segundo dados iniciais do estudo da fase 3.

Do noticiário do dia, o Banco Central divulgou o Boletim Focus, com as previsões do mercado para a economia brasileira. A estimativa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,02% para 3,20% em 2020. A projeção de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 4,81% para 4,8%, enquanto a taxa Selic segue prevista para encerrar o ano em 2% ao ano. 

Também nesta segunda, repercutiram as declarações do vice-presidente Hamilton Mourão de que o Congresso não deve Orçamento de 2021 ainda este ano. 

Na bolsa, o número de desistências de IPOs em 2020 bateu 20. Nesta segunda, quem saiu da fila foram a construtora BRZ e a rede de lojas de departamento Le Biscuit. No entanto, se o número de desistências no ano é grande, o de estreias também. Até agora, 2020 já teve 22 companhias que já movimentaram cerca de R$ 60 bilhões em IPOs neste ano, o segundo melhor desde 2007, segundo destacou a agência de notícias Reuters. 

Do noticiário corporativo, a Amazon (AMZO34) anunciou a abertura de mais três centros logísticos no Brasil, subindo para oito o total unidades. Já o Mercado Livre (MELI34) recebeu do Banco Central a aprovação para criar sua financeira, a Mercado Crédito Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento. Outra notícia foi da Hapvida (HAPV3), que anunciou a aquisição da operadora de planos de saúde Premium Saúde por R$ 150 milhões, dando sequência ao seu plano de expansão.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.