Siga nossas redes

Finanças

Moedas digitais de bancos centrais recebem apoio total do BIS

Segundo o órgão, elas são necessárias para garantir que as big techs não assumam o controle do dinheiro.

BIS
Torre do edifício sede do Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Basileia, Suíça 18/03/2021 REUTERS/Arnd Wiegmann

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) anunciou seu total apoio ao desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais, dizendo que elas são necessárias para modernizar as finanças e garantir que as gigantes da tecnologia não assumam o controle do dinheiro.

Leia mais: Qual a diferença entre criptomoeda e moeda digital?
Moedas mais Desvalorizadas do 1° semestre: DÓLAR OU REAL?

Apelidado de banco central dos bancos centrais mundiais, o BIS, que está coordenando muitas das discussões sobre moedas digitais, apresentou recomendações nesta quarta-feira sobre como deve ser uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Como parte de seu próximo relatório anual, o órgão estimou que pelo menos 56 bancos centrais e autoridades monetárias, representando cerca de um quinto da população mundial, estão considerando moedas digitais à medida que o comércio online muda.

“O trem saiu da estação”, disse Benoit Coeure, do BIS, referindo-se à mudança em direção às moedas digitais de bancos centrais e seu suporte. “Não é que nos deixamos levar, estamos apenas olhando em volta.”

Redução do dinheiro físico

O apoio vem num momento em que o uso de dinheiro físico cai globalmente e as autoridades procuram se defender da ameaça aos seus poderes de impressão de dinheiro, representada pelo bitcoin e pelas criptomoedas apoiadas por gigantes da tecnologia, como o diem, antiga Libra, do Facebook.

Sem CBDCs, o dinheiro digital se tornará cada vez mais dominado por grandes empresas de tecnologia, advertiu Coeure, pois elas alavancariam enormes bases de usuários de mídia social.

“Esse é um lugar onde você não quer estar, onde os governos não querem estar”, disse Coeure, descrevendo-o como uma perda de controle do dinheiro soberano.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.