Após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuar 0,08% em junho, a poupança registrou ganho real (ou seja, acima da inflação) de 5,22% no acumulado de 12 meses, segundo levantamento do TradeMap. Essa é a primeira vez desde agosto de 2017 que o ganho real ultrapassou a marca de 5%.
Entre setembro de 2020 e agosto de 2022, o retorno real da poupança ficou negativo, em um cenário de alta nos preços impulsionado pelos estímulos fiscais concedidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e outros fatores.
A desaceleração dos preços, especialmente após o corte de impostos sobre os combustíveis, permitiu que a poupança registrasse seu primeiro retorno positivo em 12 meses em setembro do ano passado, com ganho de 0,02%. Desde então, os retornos vêm aumentando progressivamente.
Para Fabio Louzada, analista e fundador da Eu me banco, a poupança não é um investimento atrativo, porém é o mais popular e o mais conhecido pelos brasileiros. “Temos a Selic alta, em 13,75%, que possibilita retornos ótimos e com segurança em títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic”, sugere, acrescentando que “também há opções de diversos CDBs de instituições de renome que pagam 100% de CDI, remunerando também bem acima da poupança”.
Walter Fogolin, head de Produtos da InvestSmart, diz que apesar deste ganho real, a poupança não passou a ser atrativa, uma vez que existem diversos outros investimentos que trazem maior rentabilidade. “Eu acho que é o produto mais conhecido… mas existem outros caminhos que são mais atrativos que a poupança”, diz.
Melhores investimentos no 1º semestre de 2023
Apesar do desempenho positivo no acumulado de 12 meses, a poupança não foi o investimento com maior rentabilidade no 1º semestre de 2023. Entre 13 ativos avaliados no acumulado deste ano, a poupança ficou em 9ª posição, com rentabilidade de 4,2% (sem considerar o ganho real), também de acordo com outro levantamento do TradeMap.
Quanto rende a poupança?
O rendimento da poupança depende do patamar da Selic no momento. Além disso, ele também sofre variação da Taxa Referencial (TR), calculada pelo Banco Central (BC) e usada como referência para o rendimento de alguns investimentos.
A regra do rendimento da poupança é composta por uma remuneração básica e outra adicional. Funciona assim:
- Com a Selic menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + TR.
- Com a Selic maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + TR.
Também vale dizer que, apesar da liquidez diária, o rendimento da poupança é mensal. O dinheiro depositado só rende após um mês na conta, no chamado “aniversário da poupança”.
- Confira: o rendimento do CDB, quanto rende e mais
Veja também
- A geração Z vai mudar o mundo. E isso é um mau presságio para a poupança
- Poupança fecha 2023 com saque líquido de R$ 87,8 bi
- InvestNews lança simulador de investimentos em renda fixa
- Outubro vermelho: índices de ações perdem da poupança
- Ibovespa perde para poupança em 2023, mas mercado segue otimista