Siga nossas redes

Finanças

Poupança tem ganho real de 5,2% em 12 meses até junho 

Por outro lado, especialistas apontam que existem outros investimentos de renda fixa mais interessantes.

Após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuar 0,08% em junho, a poupança registrou ganho real (ou seja, acima da inflação) de 5,22% no acumulado de 12 meses, segundo levantamento do TradeMap. Essa é a primeira vez desde agosto de 2017 que o ganho real ultrapassou a marca de 5%.

Entre setembro de 2020 e agosto de 2022, o retorno real da poupança ficou negativo, em um cenário de alta nos preços impulsionado pelos estímulos fiscais concedidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e outros fatores. 

A desaceleração dos preços, especialmente após o corte de impostos sobre os combustíveis, permitiu que a poupança registrasse seu primeiro retorno positivo em 12 meses em setembro do ano passado, com ganho de 0,02%. Desde então, os retornos vêm aumentando progressivamente. 

Para Fabio Louzada, analista e fundador da Eu me banco, a poupança não é um investimento atrativo, porém é o mais popular e o mais conhecido pelos brasileiros. “Temos a Selic alta, em 13,75%, que possibilita retornos ótimos e com segurança em títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic”, sugere, acrescentando que “também há opções de diversos CDBs de instituições de renome que pagam 100% de CDI, remunerando também bem acima da poupança”.

Walter Fogolin, head de Produtos da InvestSmart, diz que apesar deste ganho real, a poupança não passou a ser atrativa, uma vez que existem diversos outros investimentos que trazem maior rentabilidade. “Eu acho que é o produto mais conhecido… mas existem outros caminhos que são mais atrativos que a poupança”, diz.

Melhores investimentos no 1º semestre de 2023 

Apesar do desempenho positivo no acumulado de 12 meses, a poupança não foi o investimento com maior rentabilidade no 1º semestre de 2023. Entre 13 ativos avaliados no acumulado deste ano, a poupança ficou em 9ª posição, com rentabilidade de 4,2% (sem considerar o ganho real), também de acordo com outro levantamento do TradeMap. 

Quanto rende a poupança? 

O rendimento da poupança depende do patamar da Selic no momento. Além disso, ele também sofre variação da Taxa Referencial (TR), calculada pelo Banco Central (BC) e usada como referência para o rendimento de alguns investimentos. 

A regra do rendimento da poupança é composta por uma remuneração básica e outra adicional. Funciona assim:

  • Com a Selic menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + TR.
  • Com a Selic maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + TR.

Também vale dizer que, apesar da liquidez diária, o rendimento da poupança é mensal. O dinheiro depositado só rende após um mês na conta, no chamado “aniversário da poupança”.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.