Siga nossas redes

Finanças

Queda da Vale em 2023 se aproxima de 20%; é hora de comprar ação?

Momento é de dúvidas sobre economia da China, mas governo lançou estímulos e analistas se dividem.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 6 minutos

Enquanto o Ibovespa sobe e tem suas projeções para 2023 revisadas para cima por especialistas, a ação com maior peso na composição do índice, a da Vale, já acumula perdas de quase 20% no ano. Mesmo com o papel presente nas carteiras recomendadas de várias casas, as perspectivas dividem especialistas ouvidos pelo InvestNews, que recomendam atenção ao investidor que se questiona se é hora de comprar VALE3

Na última sexta-feira (16), a ação da Vale fechou em R$ 69,67, acumulando até então uma queda de 19,89% no ano, enquanto o Ibovespa tinha alta de 8,22%. 

A baixa da Vale acompanha as incertezas sobre o crescimento da economia da China e, consequentemente, a cotação do o minério de ferro, que já caiu mais de 11% neste ano, de acordo com dados do Trading Economics. A China é um dos principais consumidores dessa e outras commodities.

Nos últimos dias, a cotação do minério chegou a se recuperar, na esteira de medidas de estímulos à economia da China por parte do governo. Na quinta-feira (15), o Banco Popular da China reduziu a taxa para empréstimos de um ano, logo após dados mostrarem que o investimento imobiliário, a produção industrial e o crescimento das vendas no varejo do país desaceleraram ou ficaram abaixo das expectativas. 

Logo da Vale. REUTERS/Washington Alves

Mas, mesmo com a alta dos últimos dias, o minério segue pressionado e a recuperação econômica da China, envolta de incertezas. “Até que recentemente a gente teve uma valorização, mas ainda com terreno negativo no acumulado do ano, com incertezas em relação ao ritmo de crescimento da China”, comenta o analista Marco Saravalle, sócio-fundador da SaraInvest, sobre o minério e a cotação de VALE3.

“A demanda está muito fraca, com estoques muito baixos, sobretudo das siderúrgicas, o que faz com que as ações da Vale se desvalorizem. O preço médio do minério de ferro está bem menor que em 2022”, complementa o analista.

É hora de comprar VALE3?

Diante desse cenário, analistas se dividem sobre o futuro do papel, apesar de ele seguir em diversas carteiras de ações recomendadas de diferentes corretoras. 

Uma das casas que mantêm a ação VALE3 em sua lista de recomendações é a Guide Investimentos, mas o analista Fernando Siqueira, head de research da casa, afirma que está “esperando um melhor momento para sair” após as baixas recentes, pensando no investidor que já têm o papel em carteira. Para quem está de fora, ele não recomenda a compra neste momento. 

“Vale está barata, mas não acho que isso é suficiente.”

Fernando Siqueira, head de research da GUIDE

Nesse contexto, Siqueira avalia que, “no caso dessas empresas de commodities, o momento é ruim para se investir, e vai continuar ruim por mais algum tempo, dado que a economia mundial vem desacelerando e deve continuar desacelerando nos próximos trimestres”.

Assim, ele recomenda investir em ações que possam se beneficiar da melhora nas projeções para a economia brasileira e a queda da taxa Selic – o que não inclui VALE3 e outras do setor. “A gente vê mais oportunidade em outras empresas, particularmente empresas voltadas para o mercado local, que vão se beneficiar da queda dos juros que parece iminente neste momento.”

Saravalle, no entanto, discorda. “Para a gente, na SaraInvest, talvez na contramão do mercado, a gente acredita justamente no inverso. Talvez o cenário pessimista já esteja 100% incorporado nas ações. O que tem é, talvez, mais argumentos hoje para começar a trajetória de alta do que para novas quedas, pelo menos quedas fortes – a gente não vê esse cenário, essa possibilidade.”

Minério de ferro no porto de Zhoushan, China 09/05/2019 REUTERS/Stringer

Como justificativa, o especialista afirma que os estímulos do governo da China, aliados ao alívio do Federal Reserve (Fed) no ciclo de aumento dos juros nos Estados Unidos, podem permitir o começo de uma reversão do movimento de desaceleração da economia mundial – o que alivia a pressão sobre commodities como o minério. 

“A gente começa a ver que o minério de ferro pode ter chegado realmente num piso. Daqui para frente, a incerteza é muito mais se fica nesse piso ou se a gente tem um cenário realmente de recuperação dos preços do minério de ferro e, consequentemente, da Vale.”

Além disso, ele afirma que “Vale continua sendo um ótimo ativo, uma empresa que gera muito caixa e dividendo”, acrescentando que, apesar das incertezas do momento, o investimento para o longo prazo continua sendo recomendado. 

“O curto prazo ainda vai depender desse ritmo da China. Mas, numa visão de longo prazo, a gente continua confortável para novas entradas neste patamar de preço.”

Marco Saravalle, sócio-fundador da SaraInvest

Na mesma linha, Paulo Luives, economista da Valor Investimentos, também destaca o noticiário mais recente e comenta que, “ao que tudo indica, parece que o mercado está um pouco mais convicto com essa tese do anúncio de novos estímulos para o setor de infraestrutura na China podem trazer um certo respiro para a Vale”. Na semana passada, a ação VALE3 acumulou alta de 1,92%

Luives também aponta que os dados de exportação em maio já vieram melhores que nos últimos meses. As exportações de minério de ferro do Brasil tiveram crescimento de 38,3% em maio sobre o mesmo mês de 2022, para 35,18 milhões de toneladas. Foi o maior volume em oito meses, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados no começo de junho. O resultado representa também uma alta de quase 40% na comparação com o mês anterior.

Dados de 12 casas diferentes apontam que, entre elas, 10 têm recomendação de compra para VALE3, incluindo Ágora Investimentos, XP, Santander Corretora, Safra, Empiricus, Itaú BBA entre outras. Já o Banco Inter tem recomendação neutra, e outra casa tem recomendação de venda. As informações são da ferramenta Valor Pro.

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.