Siga nossas redes

Finanças

Rentabilidade do ouro, dólar e bitcoin perde para a inflação em julho

É o que mostra levantamento do TradeMap, após IPCA de julho avançar 0,12% no mês passado.

Em julho, a rentabilidade do bitcoin, do dólar ptax, do euro ptax e do ouro apresentaram resultados negativos, sendo os únicos índices de investimento que perderam para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que subiu 0,12% no mês. É o que mostra levantamento do TradeMap, divulgado nesta sexta-feira (11).

Por outro lado, no desempenho do mês passado, o Ibovespa se destacou entre os 13 índices analisados pelo TradeMap, registrando uma valorização de 3,27%, seguido pelo índice de Small Caps, com um aumento de 3,12%. O índice que acompanha a variação de ações consideradas boas pagadoras de dividendos (IDIV), por sua vez, fechou a lista das três melhores performances, com valorização de 2,84%. Confira:

Desempenho no acumulado do ano

No acumulado do ano até julho de 2023, a inflação medida pelo IPCA foi de 2,99%. Três investimentos apresentaram rentabilidade negativa, ficando abaixo da inflação no período: o dólar ptax teve a maior desvalorização, com 9,13%, seguido pelo euro ptax, com rentabilidade negativa de 6,18%, e o ouro também apresentou desempenho negativo, de 2,65%.

Dólar e Ibovespa
O mundo a espera dos dados de inflação nos Estados Unidos.

Todos os outros 10 investimentos monitorados pelo TradeMap apresentaram rentabilidade positiva, superando o IPCA. O bitcoin teve o melhor desempenho, com valorização de 55,54%, seguido pelo índice de BDR BDRX, que aumentou em 17,59%, e o índice de Small Caps, que encerrou com uma rentabilidade de 16,80% no acumulado de 2023 até julho.

Em 12 meses

Já no período de 12 meses até julho de 2023, apenas o dólar e o euro ptax apresentaram rentabilidade negativa.

O ouro teve uma rentabilidade positiva de 1,38%, porém inferior à inflação medida pelo IPCA, que foi de 3,99% no mesmo período.

Do lado positivo, o Ibovespa teve o melhor desempenho, com uma valorização de 18,20%, seguido pelo índice de Small Caps, que registrou um aumento de 17,47%. O IMA Geral ocupou a terceira posição, com uma rentabilidade de 14,59% nos 12 meses até julho de 2023.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.