Siga nossas redes

Finanças

Inflação, balanços e temor geopolítico derrubam bolsas americanas

S&P 500, Nasdaq e Dow Jones fecharam a semana com queda superior a 1%

As ações dos Estados Unidos sofreram um movimento de vendas nesta sexta-feira (12), depois que os resultados dos principais bancos dos EUA não impressionaram. A semana já tinha sido marcada por dados de inflação americana piores do que a expectativa do mercado, tensões geopolíticas e incerteza sobre a condução do FED (Federal Reserve, Banco Central dos EUA) em relação à taxa de juro.

Os três principais índices do mercado americano caíram mais de 1% e registraram perdas na semana.

O índice S&P 500 registrou sua maior perda percentual semanal desde janeiro, enquanto a perda semanal do índice Dow Jones foi a mais acentuada desde março de 2023.

Inflação pressiona balanços

“Quando olhamos para o que aconteceu no espaço macroeconômico, a inflação piorou e isso colocou mais pressão sobre as empresas para que apresentem resultados nesta temporada de lucros”, disse Mike Dickson, chefe de pesquisa da Horizon Investments. “Todos estão um pouco nervosos, com foco intenso em como os lucros precisam ser bons.”

Os resultados de um trio de grandes bancos marcaram o lançamento não-oficial da temporada de balanços do primeiro trimestre.

O JPMorgan Chase, maior banco dos EUA em ativos, registrou uma alta de 6% nos lucros, mas sua previsão de receita líquida de juros ficou abaixo das expectativas. Suas ações caíram 6,5%.

Os dados econômicos desta semana, particularmente o relatório do índice de preços ao consumidor norte-americano de quarta-feira, mais forte do que o esperado, sugeriram que a inflação pode ser mais persistente do que se pensava anteriormente, levando os investidores a redefinir expectativas sobre o momento e a extensão dos cortes na taxa básica do Federal Reserve este ano.

LEIA MAIS: Preços ao consumidor nos EUA sobem mais do que o esperado em março

As tensões geopolíticas seguem como pano de fundo, conforme o Irã ameaça se vingar de Israel pelo ataque aéreo de 1º de abril à sua embaixada em Damasco, aumentando o ímpeto das venda generalizada.

O Dow Jones caiu 1,24%, para 37.983,24 pontos. O S&P 500 perdeu 1,46%, para 5.123,41 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 1,62%, para 16.175,09 pontos.

Todos os 11 principais setores do S&P 500 fecharam no território negativo, com o setor de materiais sofrendo a maior perda percentual.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.