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3 fatos para hoje: Porto de Santos; preço do combustível de aviação e China

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira que defenderá a privatização do Porto de Santos apesar da oposição do governo federal.

1- Tarcísio quer privatização do Porto de Santos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta segunda-feira que defenderá a privatização do Porto de Santos apesar da oposição do governo federal.

“Vou insistir na privatização do Porto de Santos”, disse Tarcísio a jornalistas após reunião com secretários no Palácio dos Bandeirantes.

Como ministro da Infraestrutura do governo do presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio tinha a privatização do porto no litoral paulista, o maior da América Latina, como um de seus principais projetos.

O andamento do processo está parado no Tribunal de Contas de União (TCU), cujo aval é necessário para seguir adiante, já que trata-se de um ativo federal. Diferentemente do governo Bolsonaro, no entanto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse na véspera, tem sinalizado ser contrário à privatização.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse na segunda em Brasília que a autoridade portuária não será privatizada. “Não há problemas de privatizar os terminais, a gente gostaria que os terminais fossem privatizados, mas a autoridade portuária nós não vamos privatizar”, afirmou.

O ministério de França é responsável por 220 terminais portuários de uso privado, 43 estações de transbordo e mais de 342 terminais registrados.

“Não é verdade que por ser público não é eficiente. Precisamos aprender que público pode ser eficiente”, disse França, afirmando que “boa parte” do sistema portuário e aeroportuário é “superavitária”.

Já Tarcísio disse que defenderá a privatização do porto por considerar o potencial de atração de investimentos, estimado em cerca de 20 bilhões de reais. “Mas vamos considerar um plano B”, acrescentou, sem dar mais detalhes, caso não haja acordo com o governo federal.

O governador, que assumiu o cargo na véspera, reafirmou também a intenção de privatizar a companhia de saneamento básico do Estado, a Sabesp, e adiantou que considera bom o modelo feito com a Eletrobras, que foi privatizada no ano passado pelo governo federal por meio de uma oferta de ações que diluiu o controle da companhia em bolsa.

Aeroportos

Questionado sobre concessões de aeroportos, como o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que tinha até o ano passado leilão previsto para este ano junto com o Galeão, também na capital fluminense, Márcio França disse que os ativos que voltarem ao Estado “nós vamos gerenciar” e que os terminais já concedidos terão contratos respeitados.

Ainda segundo o ministro, que disse não ter tido chance ainda de discutir a pasta com Lula, a estatal que administra aeroportos federais, Infraero, “será reforçada” e o governo vai lançar um programa de construção de novos aeroportos regionais.

“Tem orçamento… o que eu acho é que há um folclore de números. Um aeroporto pequeno custa 40 milhões de reais para ser feito. O problema é ter voo. Se tiver voo tem taxa de embarque”, disse França.

“Vamos incentivar aeroportos regionais com menor número de passageiros para aviões menores. Isso pode ser uma grande solução para integração nacional”, disse o ministro.

Ele acrescentou ainda que o governo poderá criar incentivos para que as empresas aéreas criem mais alternativas de voos “se a economia voltar a crescer”.

“A projeção é que possamos voltar a números anteriores (de transporte de passageiros pré-pandemia) e termos novos aeroportos regionais, com aviões reduzidos, que é a forma mais fácil de acertar”, disse França sem dar detalhes.

2- Petrobras reduz preço do querosene da aviação

A Petrobras (PETR4) reduziu o preço do querosene de aviação (QAV) vendido em suas refinarias ou importado por ela, em média, em 11,6%, com vigência a partir do domingo, 1º de janeiro, informou a petroleira nesta segunda-feira, 2. Conforme a companhia, foi a segunda queda seguida nos preços do QAV.

A empresa define os preços do QAV mensalmente.

Segundo a Petrobras, desde julho, já houve cinco quedas nos preços. Na média, o recuo acumulado foi de 22,5%, informou a estatal.

A Petrobras também anunciou nesta segunda-feira, 2, a redução nos preços dos ligantes asfálticos para as distribuidoras. Na média, a queda foi de 6%.

Conforme informou a companhia, os novos preços também estão em vigor desde domingo.

3 – Indústria da China amplia contração por covid

Fábrica da JAC-NIO em Hefei, China 28/08/2022. China Daily via REUTERS

A atividade industrial da China encolheu a um ritmo mais acentuado em dezembro, uma vez que o surto de infecções de Covid-19 interrompeu a produção e pesou sobre a demanda depois que Pequim removeu em grande parte as restrições contra o vírus, mostrou nesta terça-feira uma pesquisa do setor privado.

O índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit para a indústria caiu para 49,0 em dezembro, de 49,4 em novembro.

O índice permanece abaixo da marca de 50 que separa crescimento da contração pelo quinto mês consecutivo.

A leitura foi a menor desde setembro, mas superou a expectativa de analistas de 48,8 segundo pesquisa da Reuters.

O PMI oficial da China, divulgado no sábado, mostrou declínio muito mais acentuado, com o índice de atividade caindo para a mínima de quase três anos. A pesquisa do Caixin se concentra em empresas menores, orientadas à exportação.

Os números fornecem uma visão geral dos desafios a serem enfrentados pelos fabricantes chineses, que agora têm que enfrentar com infecções após a abrupta inversão da política de Covid zero do país no início de dezembro.

“A oferta contraiu, a demanda total permaneceu fraca, a demanda externa diminuiu, o emprego se deteriorou, a logística foi lenta, os fabricantes enfrentaram uma pressão crescente sobre sua rentabilidade, e a quantidade de compras, bem como os estoques permaneceram baixos”, disse Wang Zhe, economista-sênior do Caixin Insight Group.

Com Reuters e Estadão

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