Siga nossas redes

Geral

5 fatos para hoje: estreia da tecnologia 5G; Petrobras aumenta querosene

O sinal de 5G puro estreia no Brasil nesta quarta-feira (5), e a primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília.

1 – Tecnologia 5G estreia no Brasil nesta quarta-feira

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.

Acesso

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G.

Parabólicas

O 5G puro ocupará na faixa de 3,5 GHz, faixa parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C. As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas.

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas.

Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 fez o cronograma atrasar dois meses

2 – Petrobras aumenta querosene de aviação em 3,9%

A Petrobras (PETR3 e PETR4) anunciou aumento de 3,9% na querosene de aviação (QAV) no mês de julho. A informação foi divulgada pela companhia na última terça-feira (5). A QAV é utilizada por aviões de maior porte e impacta no preço final das passagens aéreas ao consumidor.

“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. Conforme resultado da aplicação da fórmula contratual, em primeiro de julho foi implementado reajuste médio de +3,9%”, explicou a estatal em nota.

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. Estas transportam e comercializam o produto para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Segundo a estatal, o mercado é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV.

3 – Brasil tem a quarta maior inflação entre os países do G-20

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório, na terça-feira (5), que mostra que a inflação anual do Brasil no mês de maio figura entre as maiores do mundo, superando a média de organismos internacionais, como a própria OCDE e o G-7 e G-20.

Embora tenha desacelerado de 1,06%, em abril, para 0,47% em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), métrica oficial da inflação brasileira, acumula 11,7% em 12 meses, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inflação dos 38 países-membros da OCDE, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), subiu para 9,6% em maio deste ano, ante 9,2% no mês anterior. “Isso representa o aumento de preços mais acentuado desde agosto de 1988”, diz o relatório.

Ainda segundo o documento, a alta da inflação da OCDE foi impulsionada em grande parte pelos preços de alimentos e energia. O IPC médio das 20 maiores economias do mundo, que formam o G-20, também subiu no período, passando dos 8,5% registrados em abril para 8,8% em maio de 2022.

Entre os países deste grupo, o Brasil só ficou atrás da Turquia (73,5%), da Argentina (60,7%) e da Rússia, que, embora esteja incluída nas estimativas do G-20, não tem os dados no relatório. Em maio, a inflação russa ficou em 17,1%, conforme estimativas do país.

Já a inflação média dos países do G-7 ficou em 7,5% no mês passado, contra 7,1% em abril. “A taxa aumentou em todos os países do G-7, exceto no Japão, onde ficou estável (em 2,5%), com os maiores aumentos entre abril e maio de 2022 registrados no Canadá e na Itália.”

4 – Ex-executivo do TikTok lançará startup de games em blockchain

Jason Fung, ex-chefe da unidade de games do TikTok, está lançando uma startup de jogos em blockchain na qual ele é um dos dois cofundadores, disse o executivo à Reuters em entrevista.

Fung, de 34 anos, deixou o TikTok no mês passado após dois anos na empresa, e sua saída ocorre quando o aplicativo e seu proprietário chinês ByteDance expandem-se agressivamente para o mercado global de games, avaliado em 300 bilhões de dólares, para enfrentar a rival Tencent <0700.HK >, um esforço que rendeu resultados mistos até agora.

O executivo, cujo novo empreendimento se chama Meta0, disse que saiu do TikTok depois de ver uma oportunidade de oferta de solução para a atual natureza segregada de opções de infraestrutura disponíveis aos desenvolvedores que desejam construir jogos em blockchain.

“No momento, se você olhar para qualquer desenvolvedor, quando implementam NFTs ou blockchain em seus jogos eles precisam escolher um único blockchain, seja Polygon ou Solana ou Binance Smart Chain. Mas imagine uma opção mais interoperável”, disse ele à Reuters em Hong Kong, referindo-se a algumas populares blockchains existentes.

“Então decidimos, vamos fazer isso. Vamos fundar esta empresa. Vamos desistir da minha vida corporativa confortável no TikTok e assumir um risco gigante”, disse Fung, que morava em Shenzhen e se reportava à vice-presidente de operações do TikTok, Vanessa Pappas.

A equipe fundadora da Meta0 é composta por seis membros, além dos dois cofundadores, e a empresa fechou uma primeira rodada de financiamento, afirmou Fung.

Ele não divulgou detalhes sobre o outro cofundador, o resto da equipe ou o investimento. O executivo disse que a empresa estava procurando arrecadar fundos por meio da emissão de tokens, bem como de venture capital e investidores estratégicos.

A maioria das empresas consolidadas no mercado de games, como Tencent, Sony e Microsoft, ainda não fizeram grandes apostas em jogos em blockchain. Fung, como chefe global de estratégia e operações para games do TikTok, foi encarregado de expandir o conteúdo de jogos e testar novos recursos, como hospedar minigames no aplicativo.

TikTok e ByteDance se expandiram agressivamente para o segmento de games durante o mandato de Fung, incluindo uma compra de 4 bilhões de dólares do estúdio Moonton pela ByteDance e testes de recursos de minigames dentro da rede social.

Fung liderou as unidades de e-sports no Alibaba e Electronic Arts na Ásia antes de ingressar no TikTok.

Tendência de investimento

Apesar da cautela de alguns na indústria, os jogos em blockchain se tornaram uma das tendências de investimento discutidas por magnatas das criptomoedas do Vale do Silício à Dubai.

Antes do recente colapso do mercado de criptomoedas, a indústria de jogos em blockchain havia levantado um recorde de 1,2 bilhão de dólares no primeiro trimestre, de acordo com um relatório do banco de investimento Drake Star Partners, de abril. No ano passado, foram arrecadados 3,6 bilhões de dólares pelo setor.

“Criamos um protocolo para desenvolvedores de jogos e adotamos uma abordagem flexível e independente de blockchain para o desenvolvimento de games”, disse Fung, discutindo as perspectivas futuras para os jogos em blockchain.

5 – Chanceler russo pede esforços para proteger leis internacionais

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, convidou nesta quarta-feira (6) todas as partes do mundo a fazerem esforços para proteger as leis internacionais, pois “o mundo está evoluindo de forma complicada”.

Lavrov falava por meio de um tradutor numa reunião com seu homólogo vietnamita, Bui Thanh Son, em Hanói.

Seus comentários vieram num momento em que a Rússia é acusada pelos países ocidentais de violar a lei internacional por causa de sua invasão da Ucrânia. Os líderes da União Europeia fizeram um apelo para que Moscou cumpra uma ordem do tribunal internacional de justiça para que a Rússia se retire da Ucrânia.

“O Vietnã é um parceiro-chave (da Rússia) na Asean… e as relações dos dois países são baseadas na história e em sua luta comum pela justiça”, disse Lavrov na reunião, referindo-se à Associação das Nações do Sudeste Asiático.

O Vietnã e a Rússia têm laços estreitos que remontam à era soviética e Hanói não condenou até agora a guerra da Rússia na Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial”.

A visita de Lavrov a Hanói ocorre quando as duas nações comemoram o 10º aniversário de sua “parceria estratégica abrangente”.

O ministro das Relações Exteriores russo deve viajar para a Indonésia para participar de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 esta semana.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.