Geral

5 fatos para hoje: Marco Legal das startups e ataque cibernético na JBS

Todas as unidades de carne bovina da empresa nos EUA foram fechadas após ataque.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 6 min

1- Marco Legal das startups é sancionado e entra em vigor

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei complementar que institui o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador. O projeto estabelece um ambiente regulatório facilitado para que empresas inovadoras consigam desenvolver suas operações no Brasil. O texto da nova lei deve ser ainda publicado no Diário Oficial da União.

Em nota, a Secretaria Geral da Presidência da República diz que a lei “simplifica a criação de empresas inovadoras, estimula o investimento em inovação, fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação e facilita a contratação de soluções inovadoras pelo Estado”.

Uma das novidades da lei é a criação do “ambiente regulatório experimental” (sandbox regulatório), que é um regime diferenciado onde a empresa por lançar novos produtos e serviços experimentais com menos burocracia e mais flexibilidade no seu modelo.

O governo vetou um dispositivo do texto aprovado pelo Congresso, o que criava uma renúncia fiscal que não fazia parte do projeto original. “Embora a iniciativa tenha sido meritória, ela veio desacompanhada da avaliação quanto ao impacto orçamentário e sem indicação de medidas compensatórias, não atendendo às normas constitucionais sobre orçamento, à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias.”

2- JBS tem todas unidades nos EUA fechadas após ataque cibernético, diz agência

Todas as unidades de carne bovina da JBS (JBSS3) nos Estados Unidos foram fechadas após um ataque cibernético atingir a companhia, noticiou a Bloomberg News na terça-feira, citando uma autoridade de um sindicato local.

Questionada, a JBS afirmou por meio da assessoria de imprensa que a operação norte-americana deve divulgar um posicionamento sobre o tema ainda hoje.

Até então, a companhia havia suspendido turnos em grandes unidades dos EUA e Canadá, devido ao ataque ocorrido no último fim de semana.

O governo dos Estados Unidos chegou a iniciar conversas com a Rússia, país de onde possivelmente partiu o ataque cibernético, e o FBI está investigando o caso.

3- Amazon anuncia Prime Day em 21 e 22 de junho; data vendeu mais que a Black Friday

Nos dias 21 e 22 de junho, a Amazon (AMZO34) realiza o segundo Prime Day no Brasil, evento anual de descontos exclusivos para membros do programa Prime da companhia. Serão milhares de ofertas em todas as categorias de produto. A empresa não divulga os descontos médios que serão oferecidos, mas Mariana Roth, líder de Prime para o Brasil, afirmou em coletiva que descontos de 20% a 60% podem aparecer; no entanto, eles são dinâmicos e as oportunidades variam durante o dia. No ano passado, a companhia afirma que vendeu mais nesta data de promoções do que na Black Friday anterior, de 2019.

O novo presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, ressaltou o ritmo de crescimento da operação no País. Apesar de não compartilhar dados específicos da operação, ele lembrou do lançamento de oito centros de distribuição nos últimos dois anos e disse que a companhia deve abrir mais destes complexos logísticos. Ele destaca ainda o crescimento de produtos de alimentação e bebidas nas cestas de compras dos brasileiros como uma das principais mudanças em hábitos de consumo devido à pandemia. Além disso, informa que a companhia deve lançar em breve a funcionalidade de pagamento via PIX.

O Prime Day começa à meia-noite de 21 de junho e vai até o fim do dia 22 de junho para os assinantes Prime no Brasil, EUA, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Turquia, Espanha, Cingapura, Holanda, México, Luxemburgo, Japão, Itália, Alemanha, França, China, Bélgica, Áustria, Austrália, e – participando pela primeira vez neste ano – Arábia Saudita.

4- Bancos passam a ver crescimento do PIB acima de 5% neste ano

A surpresa positiva com os números do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre abriu a porta para uma série de revisões para cima nas projeções de bancos para o desempenho da economia neste ano, com alguns vendo crescimento do PIB superior a 5%.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% entre janeiro e março, terceiro trimestre seguido de ganhos.

O Goldman Sachs elevou a estimativa 5,5%, ante 4,6%. O Bank of America agora espera expansão de 5,2%, bem acima dos 3,4% do cenário anterior, enquanto o Citi ajustou seu prognóstico para 5,1%, contra 3,6% antes. O BNP Paribas agora vê expansão de 5,5%, acima da taxa de 4,5% esperada antes.

O Barclays aumentou a taxa esperada para 4,8%, de 4,3%. O Bradesco corrigiu a perspectiva de crescimento da atividade em 2021 para 4,8%, de 3,3% antes. E o Credit Suisse melhorou sua expectativa a 4,9%, de 4,0%.

Todas as instituições citadas chamaram atenção para a resiliência da economia doméstica diante da segunda onda de Covid-19 que assolou o país, sobretudo em março, considerando apenas o primeiro trimestre.

5- Coinbase faz parceria com carteiras digitais Apple e Google para pagamentos com criptomoedas

A Coinbase anunciou parceria com Apple e Google para permitir que usuários adicionem cartões de suas contas aos sistemas de carteira digital operados pelas duas gigantes de tecnologia.

O cartão da Coinbase adicionado às carteiras pode ser usado para compras do dia a dia com moedas digitais, afirmou a maior exchange de criptomoedas dos Estados Unidos.

A companhia afirmou que a carteira automaticamente converte as criptomoedas em dólares e transfere os recursos para o cartão da Coinbase do usuário, para que ele possa usá-lo em compras e em saques em caixas automáticos.

A PayPal também anunciou recentemente que vai permitir aos usuários dos Estados Unidos a utilizarem moedas digitais para pagamentos online, ampliando o uso de criptomoedas no comércio cotidiano.

(*Com informações de Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

Leia também:
• Quais países estão crescendo mais que o Brasil? Veja ranking do PIB
• Os FIIs fora do radar que pagam dividendos de até 18% ao ano
• Equipes trabalham para restabelecer e-commerce após ataque cibernético da Renner
• Ibovespa bate novo recorde: até onde vai a alta da bolsa de valores?

Mais Vistos