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Ficou sabendo? Facebook é multado; Tesla prepara novo sedan elétrico

E mais: poucos clientes do Credit Suisse fecharam contas, diz presidente-executivo de unidade suíça.

Regulador de privacidade irlandês multa Facebook

Logotipo do aplicativo do Facebook
Logotipo do aplicativo do Facebook é visto em ilustração de 22/08/2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

O regulador de privacidade de dados da Irlanda impôs uma multa de 265 milhões de euros ao Facebook (FBOK34) nesta segunda-feira, elevando o valor de penalidades determinadas pelo órgão contra a Meta, controladora da rede social, para quase 1 bilhão de euros.

A penalidade resultou de uma investigação, iniciada no ano passado, sobre a descoberta de um conjunto de dados pessoais coletados pelo Facebook entre maio de 2018 e setembro de 2019 e disponibilizados online.

O Facebook também foi obrigado a tomar uma série de medidas corretivas.

A Meta disse que cooperou totalmente com a investigação do Comissário de Privacidade de Dados da Irlanda (DPC) e fez alterações em seus sistemas durante o período em questão.

A multa desta segunda-feira é a quarta aplicada pela DPC contra as empresas da Meta, que acumula mais 13 investigações pendentes.

Tesla prepara novo Model 3 com redução de componentes

Tesla (TSLA34) está desenvolvendo uma versão renovada do sedã elétrico Model 3, disseram com quatro fontes com conhecimento do projeto, em uma estratégia da montadora para cortar custos de produção e aumentar o apelo do carro lançado há cinco anos.

Um dos focos do novo design do carro, chamado de “Highland”, é reduzir o número de componentes e a complexidade no interior do Model 3 e focar em recursos que os consumidores valorizam, incluindo a tela multimídia, disseram as fontes.

O novo design do sedã elétrico, que também pode incluir algumas mudanças no exterior e no desempenho da transmissão, entrará em produção nas fábricas da Tesla em Xangai e na Califórnia no terceiro trimestre de 2023, disseram duas fontes.

Não ficou claro o quão grande será a economia de custos que a Tesla obterá com a nova versão do Model 3.

Poucos clientes do Credit Suisse fecharam contas, diz presidente-executivo de unidade suíça

O chefe da unidade suíça do Credit Suisse disse que “alguns clientes retiraram parte de seu dinheiro, mas muito poucos realmente fecharam suas contas”.

Na semana passada, o segundo maior banco da Suíça disse que espera ter uma perda de até 1,5 bilhão de francos suíços sem contar impostos (US$ 1,6 bilhão) durante o quarto trimestre, e revelou que clientes ricos fizeram grandes saques, levando a uma grande queda na liquidez e violando alguns limites regulatórios.

O anúncio derrubou o preço das ações do banco e elevou o custo de proteção contra calote da dívida do Credit Suisse.

“Em nossa divisão suíça do banco, os ativos dos clientes se estabilizaram e perdemos um total de 1% de nossa base de ativos”, disse Andre Helfenstein em entrevista publicada no domingo ao jornal suíço SonntagsZeitung.

Várias opções foram lançadas como caminhos que o Credit Suisse pode seguir para ajudá-lo a voltar aos trilhos. Helfenstein disse que separar os negócios suíços dos negócios internacionais do banco “absolutamente não é uma opção”.

Ele também disse que a venda do negócio de clientes privados e da divisão de gestão de ativos “também não está em debate”.

(*Com informações da Reuters)

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