Siga nossas redes

Geral

Ficou sabendo? Taesa de olho em projetos imobiliários; disparada da conta de luz

Segundo TR Soluções, conta de luz deve registrar aumento médio de 19% em 2022.

Mulher compara os indicadores econômicos que podem impactar a sua carteira usando um lápis e uma calculadora em uma mesa coberta por papéis.
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Taesa vê oportunidades em projetos imobiliários

A transmissora Taesa (TAEE11) enxerga “grandes oportunidades” de crescer seu portfólio de ativos, ao mesmo tempo em que estuda entrar em negócios adjacentes à transmissão de energia, como projetos imobiliários, disse nesta sexta-feira (3) o diretor financeiro da companhia, Erik Breyer.

Na área de energia, a Taesa continuará concentrada no segmento de transmissão, explorando três vias de crescimento: leilões, aquisições no mercado secundário e projetos de reforços e melhorias em seus ativos já existentes.

Apesar do maior nível de competição nos últimos certames de transmissão realizados pelo governo, a companhia acredita estar preparada para ser competitiva no leilão de dezembro, complementou o presidente da companhia, André Moreira.

“Não vamos a leilão para ganhar concessão, mas sim para rentabilizar o negócio e dar retorno ao acionista”, comentou, durante evento para investidores.

A transmissora poderá investir em “negócios adjacentes”, como projetos imobiliários, que não alterem a natureza do risco de seu negócio ou que afetem sua geração de caixa, destacou Breyer. “Não vamos fazer investimento com risco de GSF, risco hidrológico, ou de demanda.”

Questionado sobre perspectivas para pagamento de dividendos, Breyer disse que não comentaria sobre próximas deliberações, mas reiterou o compromisso da Taesa de permanecer uma boa pagadora.

Ainda segundo o diretor financeiro, a Taesa manterá seu foco em crescimento e geração de valor independentemente de eventuais decisões de saída de acionistas. A Cemig, que integra o bloco de controle da transmissora, pretende alienar sua fatia.

Tarifas de energia no país devem ter alta de 19% em 2022, prevê TR Soluções

Com a disparada dos custos de geração de energia elétrica, a conta de luz pode registrar um aumento médio de 19% no próximo ano no país, conforme estimativa da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada no setor elétrico.

Grande parte da alta esperada reflete o déficit entre os custos com a geração de energia e os valores arrecadados nas contas através das bandeiras tarifárias, o que acaba sendo repassado na conta de luz, importante item considerado nos índices inflacionários.

Pelas projeções da TR, o saldo negativo da Conta Bandeiras, a ser considerado nos eventos tarifários das distribuidoras de 2022, deve chegar a 17,8 bilhões de reais.

Também vão impactar a conta de luz os aumentos das tarifas das distribuidoras nos processos de revisão previstos para o primeiro semestre, que levam em conta índices inflacionários.

A perspectiva de uma elevação de dois dígitos das tarifas no próximo ano está no radar do governo e da Aneel, que preparam medidas para atenuar o reajuste.

Waymo tem mais de 10 mil em lista de espera por táxi robô

A Waymo transportou em seus táxis robôs centenas de pessoas desde que iniciou testes em São Francisco em agosto e mais dezenas de milhares de usuários estão aguardando a vez de terem a experiência, disse a co-presidente da empresa, Tekedra Mawakana, durante a conferência Reuters Next, nesta sexta-feira (3).

A Waymo pertence à Alphabet, que também é dona do Google (GOGL34).

Em agosto, a Waymo começou a transportar um número limitado de pessoas em São Francisco em seus veículos autônomos, que contam com motoristas de segurança.

A Waymo selecionou deliberadamente diversas pessoas para participarem dos testes, disse Mawakana, para garantir que o feedback seja representativo da população em geral – por exemplo, metade dos passageiros transportados em São Francisco são mulheres.

“Em São Francisco, estávamos muito focados em garantir que houvesse diversidade de gênero porque segurança e transporte são um grande problema. Não apenas segurança nas estradas, mas também segurança física”, disse a executiva.

*Com informações da Reuters

Veja Também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.