Siga nossas redes

Geral

Novo Bolsa Família receberá o nome de Renda Cidadã

Programa substituto do criado na gestão de Lula deve ser apresentado na PEC do Pacto Federativo, do senador Márcio Bittar.

Publicado

em

Senador Marcio Bittar/Agência Senado
Senador Marcio Bittar/Agência Senado

O novo programa social do presidente Jair Bolsonaro deverá receber o nome de Renda Cidadã, como parte da proposta do chamado Pacto Federativo, do senador Márcio Bittar (MDB-AC), segundo informação do jornal “O Globo”.

O objetivo do novo programa social será de substituir e ampliar o Bolsa Família, criado durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa atende hoje cerca de 14 milhões de famílias em situação de pobreza e tem um custo anual de R$ 32 bilhões.

De acordo com Bittar, o presidente Jair Bolsonaro aprovou a criação do novo programa nesta quarta-feira (23). A origem dos recursos, alvo de um forte impasse dentro da equipe econômica, deve ser apresentada no relatório.

Segundo fontes ouvidas pela jornal, seria vontade do presidente manter o novo valor do auxílio emergencial de R$ 300, cuja última parcela está prevista para dezembro de 2020.

Controvérsias

Inicialmente chamado de Renda Brasil, o programa que deve dar lugar ao Bolsa Família gerou forte controvérsia entre membros da equipe do ministro Paulo Guedes e Bolsonaro, em especial sobre a fonte que deve financiar os recursos. O lançamento do plano chegou a ser adiado após Bolsonaro reprovar a proposta de Guedes de extinguir o Abono Salarial.

Na última semana, Bolsonaro desistiu de criar o programa Renda Brasil após rumores de que a equipe econômica faria cortes em benefícios a idosos carentes e deficientes (o chamado BPC) para encontrar espaço no orçamento, a fim de financiar o programa. Ele prometeu dar “cartão vermelho” a quem tentasse congelar as aposentadorias do INSS por dois anos, como foi ventilado anteriormente.

Mantenha seu padrão de vida mesmo depois de aposentar. Invista na Previdência Privada Easynvest!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.