Siga nossas redes

Candlestick: conheça os 6 padrões mais comuns para analisar investimentos

Técnica é muito utilizada pelos traders, mas é preciso entender os diversos padrões; confira os principais.

A imagem mostra, em primeiro plano, as mãos de uma pessoa digitando em um notebook prateado, enquanto a tela exibe um gráfico de candlestick. No fundo da imagem, outra pessoa analisa dados impressos em folhas de papel. (Foto: Shutterstock / wutzkohphoto)
A imagem mostra, em primeiro plano, as mãos de uma pessoa digitando em um notebook prateado, enquanto a tela exibe um gráfico de candlestick. No fundo da imagem, outra pessoa analisa dados impressos em folhas de papel. (Foto: Shutterstock / wutzkohphoto)

O mundo dos investimentos conta com diversos termos e ferramentas diferentes sobre análise de ativos, um deles é o gráfico candlestick

Esse tipo de gráfico é um instrumento muito utilizado pelos traders em operações de day trade e swing trade e possui esse nome por ser formado por candles (velas, em português).

Essa técnica de análise gráfica de mercado foi criada em meados do século XVIII no Japão. 

Confira neste texto como funciona o candlestick, alguns padrões de candlestick e tire suas dúvidas

O que é candlestick e como funciona?

Candlestick é uma ferramenta empregada para analisar ativos de renda variável, como ações. É uma representação gráfica que exibe dados de preços em gráficos utilizados na análise técnica. “Cada candle, chamado também de vela, representa um período de tempo específico, que pode ser de um dia, uma hora, cinco minutos”, explica Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me banco.

“Ele é uma vela ou candelabro, japonês, com pavios, que mostra a evolução dos preços de um ativo na bolsa de valores. Isso foi criado pelos japoneses para poder controlar as bolsas de futuros de arroz”, comenta Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos, empresa de educação financeira.

O japonês Munehisa Honma é conhecido por ser o pioneiro da técnica.

Principais características

Segundo Louzada, o candle tem formato retangular e mostra a diferença entre o preço de abertura e o preço de fechamento no período de tempo escolhido, podendo também ter o pavio superior e inferior em que mostra até onde o preço andou. 

“A linha na parte de baixo do candle indica o preço mínimo já alcançado e a linha na parte de cima indica o preço máximo. Com um conjunto de candles, é possível analisar padrões e tendências”, explica Louzada.

Esse tipo de gráfico possui candles (velas), geralmente com um corpo em forma de retângulo, e as chamadas sombras, que são as extremidades inferior e superior que indicam os preços de abertura e de fechamento. 

Essas velas podem apresentar diversos tamanhos e tempos de operação, e sua cor determina se é de alta ou de baixa, geralmente representadas com as seguintes cores: verde para variações positivas e vermelho para as negativas.

“Em termos de principais características, conseguimos identificar força compradora, ou seja, a probabilidade do preço subir e seguir uma tendência de alta é maior e com isso você compra, ou força vendedora, quando a possibilidade do preço cair é maior, então você vende ou quando isso tem uma indefinição, você nem compra nem vende, fica parado na sua posição, ou sem posição, porque não vale a pena entrar naquele momento”, aponta Cohen.

Importância de se usar um gráfico de candlestick

“Os gráficos de candlestick são importantes para a tomada de decisões dentro da análise técnica. Os candles ajudam a identificar padrões de preços, tendências, etc., e ajudam o investidor a ter insights sobre futuros movimentos de preços”, aponta Louzada. 

Segundo o analista, os candlesticks também podem indicar o sentimento de traders e investidores, se o mercado está mais otimista ou pessimista. Esses gráficos são usados juntamente com outros indicadores como as médias móveis e etc.

Outro fator de importância é que ao identificar padrões, o investidor consegue gerir seu risco com o objetivo de proteger o capital, por exemplo, saindo de determinada posição se visualizar uma reversão de baixa.

Esse tipo de gráfico indica oportunidades importantes para a compra e venda de ativos.

“Usar o gráfico de Candlestick, que é o que eu uso atualmente, é para poder fazer uma análise de operações, ou trades, mais rápida, na qual você não usa análise fundamentalista. Ou seja, os múltiplos da empresa, se está caro ou barato, ninguém usa nesse momento, porque é uma operação rápida, operação de day trade, que é no mesmo dia, ou operação de swing trade, que é para algum dia depois, um dia, dois dias, uma semana”, aponta Cohen. 

Nesses momentos o mercado usa o padrão de candles porque é possível ter uma visualização maior, com mais definição e mais clareza sobre qual é o comportamento dos preços. 

Como fazer a leitura dos candles?

Segundo Louzada, a leitura e interpretação dos padrões formados pelos candlesticks depende de muito estudo por parte do investidor. Por exemplo, há os padrões de reversão, que indicam mudança na direção da tendência, como as figuras do martelo e enforcado. Padrões de continuação como o triângulo ascendente e os padrões de indecisão como o doji.

Cohen concorda e diz que a leitura dos candles é bem complexa, porque hoje há uma enciclopédia de padrões de candles. Portanto, são muitos fatores e tipos a serem analisados, não havendo uma “receita única” para sua leitura.

A grosso modo, há a análise de:

  • Tamanho do corpo do candle;
  • Cores, que representam a alta e a baixa do ativo;
  • Extremidades das pontas, que apontam os valores de entrada e fechamento do ativo, e os preços mínimo e máximo, ou seja, as cotações;
  • Período da operação, que pode ser em minutos, horas, dias ou até meses.

Principais padrões de candlestick

Os padrões de candlesticks indicam um determinado movimento dos preços.

“Os padrões gráficos são formados por uma sequência de candles e, muitas vezes, um candle sozinho pode não dizer muita coisa, agora um candle seguido de outros dois ou três, aí sim você consegue ter uma visão do que pode acontecer com o preço”, esclarece Cohen.

“Em linhas gerais, existem candles de reversão, quando o preço atingiu um ponto muito forte e agora começa a voltar, e existem candles de continuidade, quando o mercado está muito forte e vai continuar”, finaliza.

Segundo Cohen, esses são dois padrões de candle bem interessantes que permitem observar apenas olhando a tela, de acordo com o corpo do candle, com o tamanho, se ele tem pavios ou se não tem. “E com isso você tem uma chance maior de identificar se o preço vai subir ou vai reverter ou vai cair”, aponta.

Confira abaixo alguns dos principais padrões de candlestick:

Martelo

O martelo, também chamado de hammer, é um padrão de candle do candlestick que indica um movimento de reversão de preços, ou seja, aponta uma mudança na direção da tendência, marcando o início de outra tendência.

Esse tipo de candle é caracterizado por um corpo pequeno e uma sombra inferior longa (extremidade de baixo com duas vezes o tamanho do corpo). O padrão geralmente ocorre quando as cotações estão baixas e tendem a subir.

A cor não importa nesses casos.

Homem enforcado

O padrão do homem enforcado, ou hanging man, também é de reversão, ou seja, indica uma mudança do movimento dos preços.

Ele ocorre quando há um candle de corpo pequeno e sombra inferior longa (duas vezes o tamanho do corpo), assim como o martelo, mas no caso desse do padrão do enforcado, ele aparece em um cenário de alta e geralmente representa o começo de uma tendência de queda. 

Shooting star 

O padrão shooting star (Estrela cadente, em português) tem uma imagem oposta à do martelo. Isso porque ela possui um corpo pequeno, de qualquer cor, mas sua sombra superior é longa (duas vezes o tamanho do corpo), ou seja, para cima, e pode haver uma pequena ou nenhuma sombra inferior.

Ela acontece após uma alta prolongada e pode indicar que a pressão compradora está diminuindo.

Doji

O padrão de candle doji apresenta velas sem corpo, porque o preço de abertura é igual ao de fechamento, indicando uma indefinição ou equilíbrio entre compradores e vendedores e pode indicar uma mudança de tendência.  

“É um tema que não tem cor, que abre e fecha no mesmo lugar, que pode subir e descer, mas que volta pra fechar no mesmo lugar”, explica Cohen.

Estrela da noite

Estrela da noite, também chamado de evening star, é um padrão de candle que representa um padrão de baixa e aparece após um movimento de alta definido.

Ele surge depois de um candle grande de alta, um doji ou candle de corpo pequeno. 

Barra elefante

“É um candlestick de força muito grande, que inicia uma tendência e você chama de um candle de ignição, ou finaliza uma tendência, e você chama de candle de exaustão. O barra de elefante é um candle muito grande, que em geral, tem um corpo muito grande e não tem pavio que vem na extremidade do corpo

  • Confira no vídeo abaixo: como fazer uma análise gráfica

Livros para ajudar na leitura de gráficos candlestick

É preciso lembrar que a análise de candlesticks é um assunto vasto e complexo e apenas um conteúdo informativo simples não é o bastante para preparar o investidor que queira dominar um pouco mais o assunto.

Para isso, existem livros mais teóricos e completos sobre as leituras e padrões de candlestick. Confira alguns:

  • O livro com os primeiros ensaios sobre a ferramenta, o “Japanese Candlestick Charting Techniques” (Técnicas de gráficos de velas japonesas, em português), do trader norte-americano Steve Nison.
  • O Encyclopedia of Chart Patterns (Enciclopédia de padrões de candles), de Thomas N. Bulkowski é um livro que compila uma variedade de informações sobre os padrões de candlestick.
  • Candlesticks: Melhores Padrões (Histórias Que o Gráfico Conta), de Daniel Maciejevsky Timm, é um livro que funciona como guia prático para os padrões de candlestick, com descrições detalhadas e exemplos.
  • Candlestick: um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores, de Carlos Alberto Debastiani, fornece uma visão completa e acessível sobre os candlesticks, incluindo história, fundamentos e aplicações.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.