Siga nossas redes

Guia Financeiro

After market: o que é o horário estendido para negociações da B3

Horário estendido permite aos investidores negociar fora da janela convencional; entenda.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Ibovespa sobe, acompanhando exterior
Bolsa de Valores de Xangai durante a epidemia de coronavírus, no distrito financeiro de Pudong, China 28/02/2020 REUTERS/Aly Song

As horas úteis do dia também são as horas úteis dos investidores. Com um aumento no número de investidores na bolsa, procurar pela melhor janela de tempo para comprar e vender acaba entrando no caminho de outras ocupações, como o trabalho. É a partir desse cenário que o after market da B3 (B3SA3) surge.

O que é o after market

O after market é um horário estendido para além das horas habituais de funcionamento da B3. Esse horário, que se estende das 17h5 às 18h00, é uma janela de tempo adicional para negociações de ativos na bolsa de valores. Com algumas restrições e normas específicas, ele é um cenário de menor liquidez e maior volatilidade do mercado.

Para que serve o after market

Conversamos com o gestor da mesa de operações da Miura Invest, Pedro Friedman (Ancord), e com o operador de renda variável da SVN, Luiz Souza, sobre o funcionamento do after market. 

De acordo com os especialistas, o cenário do after market serve para dois tipos de investidores: os que erraram ao longo do dia e os que se informaram de algo notável.

“Muitas empresas esperam o fechamento de mercado para comunicar fato relevante que pode oscilar o preço das ações. Um investidor que tenha tido contato com essa informação pode se desfazer de ações, temendo um movimento perdedor no dia seguinte”, afirma Friedman.

“Outra situação ocorre quando o investidor não conseguiu realizar alguma operação que precisava ao longo do dia, por impossibilidade técnica ou logística. Desfazer posições perdedoras é o que a gente mais faz aqui nesse horário”, conta Souza.

Como funciona o after market

O after market funciona como o pregão normal da B3, com algumas regras adicionais específicas. Segundo os especialistas, entretanto, a baixa liquidez desse mercado cria cenários diferenciados para investimentos.

Vantagens do after market

Para Friedman, o after market possibilita um cenário de ganhos eventuais acima do normal. “O after tem um cenário de baixa liquidez, porque os grandes players do mercado já estruturaram suas estratégias e fecharam o dia. O limite de volume negociado também favorece isso. Com menos liquidez você tem a chance de ganhar em ofertas maiores, ditando o preço do mercado”.

Segundo ele, isso pode funcionar tanto para quem compra como para quem vende. “Se você toma uma decisão com estratégia, o cenário do After garante que quem der as cartas vai ser mais efetivo”.

Desvantagens do after market

Por outro lado, Souza destaca que o after market não é um lugar para ir sem ter uma estratégia muito bem definida.

“Um dos meus clientes tinha feito uma má operação no day trade, fechando o dia comprado com cerca de R$ 2,5 milhões em uma empresa que ele queria se desfazer. Às 17h05 ele me ligou dizendo: ‘Luiz, vende tudo!’. O problema é que se você opera comprado querendo vender num After com esse volume, você pega as melhores e as piores ofertas”.

O fenômeno é o chamado “limpar o book”, quando o investidor acaba com as ofertas de compra com melhores valores e começa a vender as ações para quem quiser pagar, normalmente amargando prejuízo.

“O after não é para entrar de cabeça quente”, resume Souza.

Quais são as regras para operar no after market

Com regras específicas para o seu funcionamento, o after market atrai um perfil mais afeito ao risco ou mais desesperado de investidores. Os especialistas listaram as principais normas que regem esse momento da bolsa, mas a lista de normas completas podem ser conferidas no site oficial da B3.

  • Negociação de CPFs possuem um teto de R$ 900 mil negociados no dia;
  • Os derivativos (opções, futuros e mini índices) não podem ser negociados nesse horário;
  • Só podem ser negociadas ações que tiveram alguma transação ao longo do dia;
  • Os preços só permitem uma oscilação de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo;
  • Só podem ser negociadas ações listadas nos principais índices da bolsa brasileira: IBOV, IBRX50, IBRX100 e IFIX.

Horário do after market na B3

O after market começa por volta das 17h05-17h15, quando o último leilão de ações termina, e segue até às 18h, quando se encerram as atividades do dia.

Pré-AberturaAberturaEncerramentoAfter Market
8:4510:0017:0517:00-18:00

Compre Ações em apenas 3 cliques e aproveite taxa ZERO de corretagem! Invista já

Anúncio Patrocinado Cripto no App do Nu! Cripto no App do Nu!

Anúncio Patrocinado Criptonews com Dony De Nuccio

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.