Siga nossas redes

Tipos de dólar: conheça as variações da moeda americana

Conheça os principais tipos de dólar e saiba as diferenças pa comprar ou investir em cada um.

A imagem mostra uma nota de 100 dólares, posicionada acima de duas notas de 50 dólares. (Foto: Unsplash / Colin Watts)
A imagem mostra uma nota de 100 dólares, posicionada acima de duas notas de 50 dólares. (Foto: Unsplash / Colin Watts)

Quando ouvimos falar sobre a cotação da moeda americana, é comum nos depararmos com valores diferentes. Isso acontece porque existem diversos tipos de dólar no mercado. 

O dólar é considerado a moeda mais importante por ser amplamente utilizado no comércio internacional e de investimentos. Por isso, a variação do dólar impacta o mundo todo – inclusive no bolso do consumidor brasileiro, que também sente os movimentos da taxa de câmbio.

Veja abaixo alguns pontos para entender os principais tipos de dólar no mercado.

Por que existem diferentes tipos de dólar?

Basicamente, existem diferentes tipos de dólar disponíveis para que seja possível atender consumidores distintos – pessoas físicas, empresas, instituições governamentais etc. Por causa disso, também há diferença no preço de cada um no mercado.

Quais são os tipos de dólar?

Existem seis tipos de dólar: comercial, turismo, futuro, à vista, PTAX e paralelo. Entenda a seguir cada um dos tipos: 

Dólar comercial

O dólar comercial é a moeda utilizada em transações comerciais com o exterior, ou seja, nas negociações de importação ou exportação. 

Em geral, quem usa esse tipo de dólar são empresas com operações no exterior e o governo. Para pessoas físicas, a moeda comercial só é utilizada por quem mora em países estrangeiros e solicitou crédito em instituições financeiras brasileiras. 

O Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen) é o responsável por registrar e disponibilizar a cotação do dólar comercial. Porém o Banco Central também pode influenciar no preço em algumas situações, como em casos de volatilidade muito grande.

Dólar turismo

O dólar turismo é a moeda utilizada por viajantes ou pessoas que compram no exterior. Sendo assim, se alguém quer viajar para fora ou comprar algum produto estrangeiro, esse é o tipo de dólar encontrado nas casas de câmbio.

Ele influencia em todos os valores de uma viagem para o exterior: valor da passagem, compras nas lojas, preço do hotel, cartões pré-pagos entre outros. Se o turista comprar um produto em uma loja nos Estados Unidos com o cartão de crédito, por exemplo, a conversão do valor será com base no dólar turismo. 

Quando for comprar esse tipo de dólar, é preciso saber que cada cidade e casa de câmbio cobra um valor diferente pela moeda. 

Qual é a diferença entre dólar comercial e turismo? 

A diferença entre dólar comercial e turismo é o volume de dinheiro envolvido na negociação, aumentando ou diminuindo os custos para a corretora e, consequentemente, refletindo no seu preço. 

Quando compramos dólar, existe o custo da moeda e do transporte, de modo que a compra fracionada, como é o caso das compras realizadas por pessoas físicas para viajar, tem um custo maior para a corretora. 

Quando o governo ou as empresas realizam transações, além de movimentar mais dinheiro e gerar um custo menor para a instituição, a operação ocorre por meio de transferência de crédito. 

Dólar futuro

O dólar futuro é como se fosse uma “moeda fictícia”. É uma negociação de compra ou venda que define o preço da moeda com antecedência. 

Em geral, esse tipo de dólar é utilizado em duas situações:

  • Mercado futuro: consiste na compra ou venda do dólar com preço e data futura pré-estabelecida na bolsa de valores. A intenção é conseguir ganhar com a variação da moeda no mercado.
  • Proteção das empresas: como a cotação do dólar varia bastante, as empresas negociam o valor da transação antes de realizar a compra a fim de se proteger de possíveis variações no futuro.

Dólar à vista

O dólar à vista é o utilizado por companhias que estão negociando entre si pela internet ou telefone e registram o negócio com uma transação na bolsa de valores, principalmente no mercado de títulos.

Dólar PTAX

Ao contrário dos outros tipos de dólar, o PTAX é uma taxa de dólar, não uma moeda. O Banco Central calcula essa taxa diariamente para avaliar o valor da moeda no mercado e obter uma média da taxa de câmbio nas instituições financeiras.

Dólar paralelo

Por fim, o dólar paralelo é a moeda negociada de forma não oficial no mercado, ou seja, clandestinamente. 

Ele começou a circular por volta da década de 1990 no Brasil e era uma forma da população se proteger das oscilações econômicas marcantes da época. Com o tempo, esse tipo de dólar passou a ser utilizado em atividades ilegais, como sonegação de imposto e lavagem de dinheiro, já que era uma maneira do Banco Central não reconhecer a transação. O dólar paralelo é considerado ilegal. 

Como comprar dólar?

Para comprar a moeda, é preciso primeiro escolher entre os tipos de dólar. Se uma pessoa quiser comprar dólar turismo, precisa buscar casas de câmbio ou bancos. Caso queira dólar comercial, é preciso buscar instituições autorizadas pelo Banco Central – lembrando que só se consegue comprar como pessoa jurídica.

No caso do dólar futuro, é preciso comprar na bolsa de valores, abrindo a conta em uma corretora e acessando o home broker. 

Já para saber a cotação do dólar PTAX, a pessoa pode acompanhar os valores pelo site do Banco Central do Brasil. 

O dólar à vista pode ser negociado somente por instituições autorizadas pelo BC. Então, uma pessoa física não vai encontrar para comprar. 

Por fim, em relação ao dólar paralelo, é importante ficar longe desse tipo de compra, visto que é considerada ilegal. 

Como investir em dólar?

Investir em dólar é uma forma de proteger o seu patrimônio contra as oscilações do mercado e a desvalorização do real. Veja algumas formas de dolarizar sua carteira de investimentos:

Em espécie

O investidor pode comprar dólar em espécie em uma casa de câmbio e vender quando a cotação da moeda estiver maior. Contudo, além de não ser uma opção considerada segura, a pessoa tem custos com tributação que tornam esse tipo de investimento menos vantajoso. 

Ações estrangeiras

Outra forma de investir em dólar é comprando ações de empresas estrangeiras. Nesse caso, o investidor pode comprar os Brazilian Depositary Receipts (BDRs), que são certificados que representam ações da bolsa estrangeira na B3, ou negociar diretamente ações estrangeiras.

Os Exchange Traded Fund (ETFs) também são formas de investir na moeda pela B3. Eles são fundos de índice, ou seja, utilizam como referência algum índice, como o Nasdaq, que reúne a rentabilidade de algumas das principais empresas listadas em uma bolsa de valores. Nesse caso, o investidor poderia escolher um ETF atrelado a algum índice americano, por exemplo. 

Além disso, o fundo cambial é outra opção para quem quer ter parte do capital em dólar, porque investem em ativos atrelados a moedas estrangeiras.

Ações de exportadoras

Comprar ações de empresas exportadoras também é uma boa forma de expor parte da carteira de investimentos à moeda, pois uma boa parte da receita da companhia é em dólar, mas os seus custos são em reais. Então, elas lucram com a variação. 

Mercado futuro

Essa é uma forma de investir no dólar futuro. O investidor pode negociar de duas formas: dólar cheio ou mini dólar. A intenção é ganhar com a variação da cotação: uma pessoa compra o dólar e coloca para vender em uma data específica. Por ser uma operação arriscada, é mais recomendada para quem tem o perfil arrojado e entende do mercado.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.