Siga nossas redes

Renda Variável

ETF: atalho para diversificar seus investimentos

Publicado

em

Você sabia que pode virar sócio de todas as empresas que compõem o Ibovespa de uma vez só? Isso é possível graças ao ETF. Ou, na tradução, Fundos de Índice.

Entre as principais vantagens dos ETFs estão a diversificação e a facilidade. Afinal, para dar apenas um exemplo, você pode ter todas as Ações que mais pagam dividendos comprando apenas um ativo. 

Quer saber mais, então continue a leitura e confira o vídeo especial.

O que é ETF?

O ETF é uma classe de investimentos extremamente versátil e que tem lugar na carteira de investimento de qualquer investidor. Como falamos, eles são os Fundos de Índice. Ou, em inglês, Exchange Traded Funds.

Em outras palavras, são fundos que têm como objetivo acompanhar índices. Para simplificar, imagine que o índice é uma carteira de Ações teórica que junta as empresas mais negociadas da Bolsa de Valores.

Isso quer dizer que as Ações mais valiosas de diferentes empresas são reunidas em um único índice. O mais conhecido no Brasil é o Ibovespa (BOVA11), que acompanha o desempenho dos ativos mais negociados na B3.

Já o fundo de índice mais popular é o BOVA11. O objetivo dele é ter os mesmos ativos que compõem o Ibovespa. E isso nas mesmas proporções. Assim, ele vai acompanhando as oscilações do índice de referência. 

Se o Ibovespa sobe, o BOVA11 sobe. Mas se o Ibovespa desce, o BOVA11 desce junto. 

Qual a vantagem de um ETF?

Existem várias vantagens para quem investe em ETFs. Como eles sempre acompanham algum índice, ao investir em uma cota, você está comprando um pedacinho de todos os ativos que compõem aquele índice. 

Por exemplo, no BOVA11, ao comprar uma cota, você investe automaticamente em todas as cerca de 70 empresas do Ibovespa.

Portanto, esse é o jeito mais fácil de diversificar sua carteira de Renda Variável. Confira abaixo uma lista com as principais vantagens dos ETFs e entenda porque esse ativo vale a pena.

  • Dividendos reinvestidos no próprio ETF;
  • Diversificação dos investimentos;
  • Baixo custo comparado com Fundos de Ações tradicionais. Com apenas uma ordem, você adquire uma cesta de ativos;
  • Pequeno valor de investimento inicial.

Quais as desvantagens do ETF?

Taxa de administração

A taxa de administração pode ser o maior vilão da rentabilidade dos fundos de investimento. Os ETFs têm a chamada gestão passiva, ou seja, o objetivo do gestor não é superar nenhum índice e sim acompanhá-lo. Na prática, ele não precisa comprar e vender Ações com tanta frequência .

A forma como essa estratégia é feita torna o trabalho do gestor mais fácil. Consequentemente, isso faz com as taxas de administração normalmente sejam bem menores.

Além disso, para efeito de comparação, existem fundos de investimento em que a taxa de administração chega a ultrapassar os 4%. Enquanto o BOVA11, por exemplo, cobra 0,3%. Bem melhor, né?

Tributação

A forma com que os ETFs são tributados no Imposto de Renda pode ser vista como uma desvantagem perante outros ativos de Renda Variável. Fundos de Investimento Imobiliário, por exemplo, são tributados em 15% somente no ganho sobre o valor das cotas e não nos rendimentos mensais.

Por outro lado, as Ações contam com isenção de imposto para movimentações menores que R$ 20 mil por mês. Enquanto isso, os ETFs são tributados com os mesmos 15%, mas sobre qualquer lucro obtido com as cotas.

Outra desvantagem pode ser a liquidez. Dependendo do ETF que você escolher, como eles são negociados em bolsa, têm grande potencial para serem vendidos com facilidade. Mas dependem da “popularidade” do investimento.

Títulos do BOVA11, por exemplo, podem ter mais liquidez que um IMAB11, um dos ETFs de Renda Fixa disponíveis no mercado brasileiro.

Como investir em um ETF

Na hora de investir, não tem segredo. Antes de mais nada, você tem que abrir uma corretora como a Easynvest. Depois de abrir a sua conta gratuita, é só acessar a página de Renda Variável e pesquisar os ETFs listados na Bolsa e que estão a sua disposição.

Invista com rentabilidade altíssima alavancando seus ganhos! Invista em Índice!

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.