Siga nossas redes

ETFs: o que são, como funcionam e como investir

Entenda essa categoria de investimento que segue índices de referência do mercado, especialmente da bolsa de valores.

Imagem ilustrativa | Freepik

Do investidor iniciante ao arrojado, todo mundo já ouviu falar na sigla ETF, que significa em inglês Exchange Traded Fund e é traduzido como fundo negociado em bolsa. Mas, o que nem todos sabem é o que de fato são ETFs.

Para já adiantar ao leitor, eles são mais uma entre tantas categorias de investimento disponíveis no mercado financeiro. Normalmente, são mais interessantes para quem deseja ter a segurança de algum indicador definido pela bolsa de valores.

Mas não para por aí. Ainda existem outros detalhes que o investidor precisa saber antes de fazer esse tipo de aplicação. Por isso, esse artigo explicará tudo sobre estes fundos negociados em bolsa.

Continue a leitura e confira como funciona esse investimento.

O que é um ETF?

Um ETF, sigla em inglês para Exchange Traded Fund, é traduzido como fundo negociado em bolsa, é um tipo de fundo de investimento composto por ativos que seguem um índice de referência.

Muitos conceitos, não é? Calma, vai ficar mais fácil.

Primeiro, um fundo de investimento é uma carteira composta por diversos ativos, que podem ser de uma ou mais categorias – como renda fixa, variável, cambial, etc –, e é administrado por um gestor de alguma instituição financeira.

Para aplicar em um fundo, o investidor precisa comprar uma cota de participação, portanto, como “dono” de parte desse fundo, ele terá rentabilidade ou prejuízo de acordo com o desempenho dos papéis que compõem a carteira e, obviamente, na mesma proporção de sua cota.

Os índices de referência são indicadores de desempenho de um número de investimentos que estão disponíveis no mercado. Um exemplo é o Índice Bovespa (IBOV), que é o principal indicador de performance das ações das empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro.

Sendo assim, um exemplo de ETF é o BOVA11, que replica o IBOV. Imagine que se o IBOV subir 10% dentro de um mês, o BOVA11 também deverá subir praticamente na mesma proporção – vale lembrar que existem alguns descontos sobre a rentabilidade.

Em suma, o desempenho do fundo sempre dependerá do desempenho do índice de referência.

Como funciona um ETF?

Um ETF funciona como qualquer outro fundo de investimento: acontece uma captação de recursos para formar o patrimônio do fundo e, depois, o gestor da carteira irá adquirir um número de cotas de papéis que fazem parte do índice de referência selecionado para o fundo. 

Por último, o desempenho se dará do mesmo modo que o índice, já que a carteira terá sido composta pelas mesmas ações do indicador – porém, na proporção do patrimônio do fundo.

Quais são os tipos de ETFs?

As principais modalidades de ETFs são:

  • Renda fixa, que buscam replicar índices compostos por títulos públicos ou privados;

  • Renda variável, que são formados por ações que correspondam a um índice de referência.

Quais são os custos para investir em ETFs?

Existem alguns custos que o investidor precisa arcar ao aplicar em ETFs, como a taxa de corretagem, administração, emolumentos, custódia e o Imposto de Renda (IR). Confira abaixo o que é cada um deles.

  • Taxa de corretagem: é cobrada pelas corretoras de valores para que elas realizem operações na bolsa de valores. O custo a ser pago varia de instituição para instituição, além de existem três categorias de cobrança, a fixa, variável ou híbrida. O investidor precisa verificar o preço com a corretora que deseja fazer os seus investimentos.
  • Taxa de administração: essas taxas são cobradas em certa periodicidade, podem ser mensais ou anuais. O valor delas também varia de instituição para instituição, e, por isso, o investidor precisa ficar atento a altas porcentagens destes encargos, já que eles podem impactar diretamente no rendimento da aplicação.
  • Taxa de emolumentos: os emolumentos são cobrados pela bolsa de valores e variam de acordo com cada tipo de transação. O investidor pode conferir com a corretora qual será o valor que deverá pagar.
  • Taxa de custódia: serve para proteger as aplicações do investidor, ela deve ser paga para a corretora ou para a bolsa de valores. O valor também varia para cada transação.
  • Imposto de Renda: a aplicação em fundos negociados em bolsa também está sujeita à incidência de Imposto de Renda, o custo é 15% sobre os ganhos, com exceção dos ETFs de fundos imobiliários, que a alíquota é 20%. Além disso, esse desconto não é feito pela corretora, o investidor deve declarar à Receita Federal.

Qual é a diferença entre ETFs e fundos de investimento?

Apesar de os ETFs serem considerados um tipo de fundo de investimento, ainda existem diferenças entre eles. O principal item que separa essas categorias de aplicação é o formato de gestão

Para que fique claro, existem dois tipos de gestão: 

  • Ativa: que é quando as estratégias utilizadas visam superar um índice de referência, com o objetivo de obter melhores resultados;
  • Passiva: que sempre acompanha o benchmark determinado (marca que o fundo almeja superar).

Enquanto os fundos de investimento podem ter os dois formatos de gestão, os ETFs só podem ter o modelo de gestão passiva, porque a finalidade deles sempre será acompanhar o retorno de indicadores.  

De algum modo, isso garante certa estabilidade ao investidor, pois o ganho ou a perda dos resultados de suas cotas não irá depender das decisões de um gestor, mas do próprio índice.

Outra diferença entre os fundos de investimento e os ETFs é o formato de negociação. As cotas dos fundos tradicionais podem ser adquiridas nas “prateleiras” das instituições financeiras – como bancos, corretoras e gestoras de fundos –, porque elas são como produtos dessas organizações. 

Já as cotas dos ETFs só podem ser negociadas no pregão da bolsa de valores, mas, de todo modo, também são as instituições financeiras que fazem essa intermediação para o investidor.

Por último, outra diferença entre os fundos de investimento e os ETFs é a maneira que o investidor pode acompanhar os resultados da aplicação. Para saber o desempenho da carteira de um fundo tradicional, é necessário consultar os dados na Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no caso dos ETFs, o acompanhamento pode ser feito em tempo real no site da bolsa de valores.

Os ETFs recebem dividendos?

Para quem não sabe, os dividendos são uma parcela do lucro que empresas têm e que são pagas aos acionistas que investem nos papéis que elas oferecem. Essa é uma estratégia de remuneração que funciona como uma forma das organizações atraírem novos investidores. 

Em vista disso, conclui-se que os ETFs podem ser compostos por ativos de empresas que pagam dividendos, portanto, eles também devem receber esse benefício. No entanto, normalmente essa parcela não é distribuída entre os cotistas do fundo. A remuneração costuma ser manejada pelo gestor da carteira, que reinveste o valor recebido em novos papéis, com a finalidade de aumentar a valorização do fundo

Benefícios de ter um ETF na carteira

Existem diversos benefícios em investir em um ETF. O primeiro deles é o baixo custo, pois essa aplicação pode sair muito mais barata do que investir separadamente nas mesmas ações que iriam compor o fundo.

Outra vantagem é a praticidade, o investidor não precisa se preocupar em aplicar em várias ações independentes, ele pode apenas escolher o ETF de sua preferência e, assim, já ter um grupo de ativos.

Além disso, o ETF é uma boa opção para diversificação da carteira – estratégia que reduz os riscos do investidor de perder todo o seu patrimônio e garante uma boa rentabilidade no médio e no longo prazo.

Como investir em ETFs?

Investir em ETFs é simples. Pesquise os fundos disponíveis no mercado e avalie qual atende as suas expectativas. Depois, crie uma conta em uma corretora para efetuar a compra. Por último, acompanhe o desempenho e tome as decisões para obter mais rentabilidade para a carteira.

Lista de EFTs na B3

Entre a lista de ETFs listados na B3, 73 deles são de renda variável e 8 de renda fixa (lista de julho de 2022). Confira abaixo:

Renda variável

Razão SocialCódigo
BB ETF IAGROFFS B3 FUNDO DE ÍNDICEAGRI
BB ETF IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEBBOV
BB ETF S&P DIVIDENDOS BRASIL FUNDO DE ÍNDICEBBSD
BTG PACTUAL B3 IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEIBOB
BTG PACTUAL ESG FUNDO DE ÍNDICE S&P/B3 BRAZIL ESESGB
BTG PACTUAL S&P 500 FUNDO DE ÍNDICESPXB
BTG PACTUAL S&P/B3 INGENIUS FUNDO DE ÍNDICEGENB
BTG PACTUAL SMLL B3 FUNDO DE ÍNDICESMAB
BTG PACTUAL TEVA A«’ES COMMODITIES BRASIL FDO INDCMDB
CAIXA ETF IBOVESPA FUNDO DE INDICEXBOV
EMPIRICUS TEVA CRIPTOMOEDAS TOP20 FDO IND IECRPT
ETF BRADESCO IBOVESPA FDO DE INDICEBOVB
ETF TRÕGONO TEVA A«’ES M CAP/SMALL CAP FDO ÍNDICETRIG
HASHDEX CRYPTO METAVERSE FUNDO DE ÍNDICEMETA
HASHDEX DEFI INDEX FUNDO DE ÍNDICEDEFI
HASHDEX NASDAQ BITCOIN REFERENCE RATE FDO. IND.BITH
HASHDEX NASDAQ CRYPTO INDEX FUNDO DE ÍNDICEHASH
HASHDEX NASDAQ ETHEREUM REFERENCE PRICE FDO. IND.ETHE
HASHDEX SMART CONTRACT PLATFORMS FUNDO DE ÍNDICEWEB3
ÕNDICE DE A«’ES TECH BRASIL ETF FUNDO DE ÍNDICETECB
INTER EQI TEVA ETF GDES GURUS DO MERCADO FDO INDGURU
INVESTO ETF BLUESTAR 5G COM INDEX FDO ÍNDICE5GTK
INVESTO ETF GL VI GA & ES FDO INV DE ÍNDICEJOGO
INVESTO ETF GLOBAL AGRIBUSINESS FDO INV IND IEFOOD
INVESTO ETF MSCI REAL ESTATE ETF FDO INDICE – IEALUG
INVESTO ETF MSCI US TECHNOLOGY FDO INV IND INV EXTUSTK
INVESTO ETF S&P SMALLCAP 600 VALUE FDO INV ÕND IESVAL
Investo FTSE Global Equities ETF FDO INDICE – IEWRLD
INVESTO S&P BIOTECH SEL INDUSTRY ETF FD INV IND IEBTEK
INVESTO VANECK ETF CRYPTO COMPARE SMART CONTRACTSBLOK
INVESTO VANECK METAVERSE ETFNFTS
ISHARES BMFBOVESPA SMALL CAP FUNDO DE ÍNDICESMAL
ISHARES IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEBOVA
ISHARES IBRX – ÕNDICE BRASIL (IBRX-100) FDO ÍNDICEBRAX
ISHARES ÕNDICE CARBONO EFIC. (ICO2) BRASIL-FDO ÕNDECOO
ISHARES S&P 500 FDO INV COTAS FDO INDICEIVVB
IT NOW IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEBOVV
IT NOW IDIV FUNDO DE ÍNDICEDIVO
IT NOW IFNC FUNDO DE ÍNDICEFIND
IT NOW IGCT FUNDO DE ÍNDICEGOVE
IT NOW IMAT FUNDO DE ÍNDICEMATB
IT NOW ISE FUNDO DE ÍNDICEISUS
IT NOW MORNINGSTAR XT US HEALTHCARE FDO. IND.HTEK
IT NOW MSCI USA IMI GENOMIC INNOVATION SELECT 50DNAI
IT NOW MSCI USA IMI MILLENIALS SELECT 50 FDO. IND.MILL
IT NOW NYSE FANG+TM FUNDO DE ÍNDICETECK
IT NOW PIBB IBRX-50 – FUNDO DE ÍNDICEPIBB
IT NOW RUSSELLÆ 1000 GREEN REVENUES 50 FDO DE INDREVE
IT NOW S&PÆ KENSHOÆ HYDROGEN FUNDO DE ÍNDICEYDRO
IT NOW S&PÆ KENSHOÆ MOONSHOTS FUNDO DE ÍNDICESHOT
IT NOW S&P500 TRN FUNDO DE INDICESPXI
IT NOW SMALL CAPS FDO ÍNDICESMAC
QR BLOOMBERG DEFI FDO DE ÕNDICE – INV NO EXTERIORQDFI
QR CME CF BITCOIN REFERENCE RATE FDO. IND. INV. EXQBTC
QR CME CF ETHER REFERENCE RATE FDO DE IND IEQETH
SAFRA ETF MULHERES NA LIDERAN«A FDO DE ÕND A«’ESELAS
SAFRA IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEBOVS
TREND ETF CRSP U.S. LARGE CAP FDO INV INDUSAL
TREND ETF FTSE US REITS FUNDO DE INVEST DE ÍNDICEURET
TREND ETF IBOVESPA FUNDO DE ÍNDICEBOVX
TREND ETF IFIX-L FUNDO DE ÍNDICEXFIX
TREND ETF LBMA OURO FDO. INV. ÍNDICE – INVEST. EXTGOLD
TREND ETF MSCI ACWI FDO. INV. ÍNDICE – INVEST. EXTACWI
Trend ETF MSCI Asia ex-Jap„o FDO INV IND INV EXTASIA
TREND ETF MSCI CHINA FDO. INV. ÕNDICE – INV. EXT.XINA
TREND ETF MSCI EAFE ESG FDO INV INDICE – IEESGD
TREND ETF MSCI EMERGING MARKETS ESG FDO INV IND IEESGE
TREND ETF MSCI EUROPA FDO. INV. ÕNDICE – INV. EXT.EURP
Trend ETF MSCI Mercados Emergentes FDO INV IND EXTEMEG
TREND ETF MSCI US TECHNOLOGY FDO INV DE ÍNDICEUTEC
TREND ETF MSCI USA ESG FDO DE INV DE ÍNDICE – IEESGU
TREND ETF NASDAQ 100 FDO. INV. ÍNDICE INV. EXT.NASD
TREND ETF SMALL CAPS FUNDO DE ÍNDICEXMAL

Renda fixa

Razão SocialCódigo
BTG PACTUAL TEVA DEB NTURES DI FUNDO DE ÍNDICEDEBB
ETF BRADESCO IMA-B FUNDO DE ÍNDICEIMBB
ETF BRADESCO IMA-B5+ FUNDO DE ÍNDICEB5MB
IT NOW ID ETF IMA-BIMAB
IT NOW IMA-B5 P2 FUNDO DE ÍNDICEB5P2
IT NOW IMA-B5+ FUNDO DE ÍNDICEIB5M
IT NOW IRF-M P2 FUNDO DE ÍNDICEIRFM
MIRAE ASSET RENDA FIXA PRE FUNDO DE ÍNDICEFIXA

Agora que você já aprendeu tudo sobre ETFs, confira os guias de investimentos do InvestNews para encontrar conhecer outros ativos que podem ajudar a diversificar e potencializar sua carteira.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.