Siga nossas redes

IN$ Entrevista

Fundador da Ricardo Eletro cria escola de negócios e dá aulas a empresários

Ricardo Nunes diz que não julga comando do fundo de investimentos que comprou a varejista por erros que levaram à recuperação judicial.

O empresário Ricardo Nunes , fundador e ex-dono da Ricardo Eletro, abriu uma escola de negócios para dar aulas de empreendedorismo, para compartilhar suas experiências e transmitir seus conhecimentos aos donos de pequenas e médias empresas.

O espírito empreendedor nasceu ainda na infância e, aos 10 anos, Ricardo começou a vender mexericas do sítio da família na porta de uma universidade em Minas Gerais até criar uma loja que chegou a ser uma das maiores varejistas do país. No auge, a varejista chegou a empregar mais de 45 mil funcionários e faturar até R$ 12 bilhões.

Ele chegou a ser eleito o maior vendedor do mundo pelos Guinness Book, em 2014. Mas, após 30 anos à frente do comando da companhia, principalmente nas áreas comercial e de marketing, o empresário vendeu a Ricardo Eletro para um fundo de investimentos.

Em 2020, a Ricardo Eletro precisou fechar todas as unidades para equilibrar as contas e sobreviver, passando a comercializar somente pela internet. A empresa entrou três vezes em recuperação judicial e conseguiu sair da falência.

Ricardo Nunes atribui a necessidade da venda da Ricardo Eletro, em 2018, à crise econômica associada a concorrência de grandes marktplaces no mercado.

“Quando nós vendemos a empresa já não era só minha, nós tínhamos sócios, e todo mundo estava enxergando um cenário extremamente competitivo do varejo, no nosso setor, com a entrada desses grandes players como Mercado Livre, Amazon. É uma concorrência desleal em termos de capital de giro”, disse.

Segundo Nunes, naquele momento a empresa queria abrir capital (IPO) na B3, para ter injeção de capital, mas não teve oportunidade. E o sócio que apareceu quis comprar todo a companhia.

O empresário também julga que “não julga” o fundo de investimento que assumiu pela situação da empresa.

“Eu não julgo nada quem está lá hoje que errou, que acertou, porque só quem está no comando é que sabe o que é gerir uma empresa dessa.”

Ricardo Nunes, fundador e ex-dono da Ricardo Eletro Crédito: Divulgação

Transição de carreira

Após vender a Ricardo Eletro, Ricardo Nunes decidiu migrar para o segmento de educação de negócios, onde decidiu compartilhar sua experiência e vivência no ramo comercial com outros empreendedores.

Em 2022, Nunes criou a R1 – Escola da Vida Real, instituição de educação empresarial voltada para donos de empresas dos mais variados segmentos, com o objetivo de ensinar os empreendedores a transformarem seus negócios em verdadeiras máquinas de vendas e multiplicar os lucros voltado para gestão, vendas e marketing.

Como nasceu a Ricardo Eletro?

Em 1989, Ricardo Nunes abriu a primeira loja da Ricardo Eletro, que depois se tornaria uma grande rede varejista do país, na cidade de Divinópolis, no interior de Minas Gerais.

Em um espaço de apenas de 20 metros quadrados, a loja era abastecida com produtos da 25 de Março, região de comércio popular de São Paulo, nas viagens frequentes em que Ricardo fazia para a capital paulista.

“Essa lojinha já tinha o slogan de cobrir qualquer oferta, já botava a cara como garoto propaganda, e essa lojinha virou uma, virou duas, até a gente fazer uma grande rede em todo o Brasil”. contou.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.