Siga nossas redes

Negócios

Eletrobras vai propor resgatar e cancelar ações preferenciais classe A

Assembleia para discutir mudanças foi marcada para 5 de janeiro.

A Eletrobras (ELET3; ELET6) informou ao mercado nesta segunda-feira (5) que convocou uma assembleia geral extraordinária com seus acionistas para discutir mudanças em sua base acionária, entre elas a incorporação de ações de suas subsidiárias e o resgate dos papéis preferenciais.

No encontro, marcado para o dia 5 de janeiro de 2023, a companhia de energia declarou que vai propor aos acionistas resgatar todas as suas ações preferenciais classe A (ELET5) e cancelá-las em seguida, sem reduzir o capital social da empresa. O motivo, segundo a estatal, seria a baixa liquidez do papel.

“A administração da companhia esclarece que a decisão pelo resgate das ações PNA teve como fundamento a autorização prevista no estatuto e visa à racionalização e a simplificação da sua base acionária, bem como a redução de custos de observância”, declarou a empresa.

Incorporação de ações de subsidiárias

A Eletrobras informou, ainda, que vai submeter para votação dos acionistas a incorporação de papéis das seguintes subsidiárias:

  • Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (“CHESF”);
  • Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (“CGT Eletrosul”);
  • Furnas – Centrais Elétricas S.A. (“Furnas”);
  • Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (“Eletronorte” e, conjuntamente com a CHESF, CGT Eletrosul e Furnas, as “Subsidiárias”).

Segundo a Eletrobras, a assembleia vai debater os passos para “simplificar e racionalizar a sua base acionária” e incorporar ações, “para a obtenção de ganhos de sinergia e operacionais, bem como para a simplificação e melhoria de estruturas organizacionais e de governança”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.