Siga nossas redes

Negócios

Facebook vai investir bilhões em unidade de realidade virtual

O anúncio foi feito no momento em que os principais negócios de publicidade da empresa enfrentam incertezas.

Logo do Facebook REUTERS/Johanna Geron/Illustration

O Facebook (FBOK34) anunciou na segunda-feira que vai começar a divulgar os dados financeiros de sua unidade de realidade virtual e aumentada, um anúncio feito no momento em que seus principais negócios de publicidade enfrentam “incertezas significativas“.

O Facebook alertou nesta segunda-feira que as novas regras de privacidade da Apple pesarão sobre seus negócios digitais no trimestre atual, depois que a empresa de mídia social relatou receita trimestral abaixo das expectativas do mercado.

O diretor financeiro, David Wehner, também disse que o Facebook espera que o investimento da empresa na divisão de hardware, Facebook Reality Labs, reduza o lucro operacional geral em 2021 em aproximadamente US$ 10 bilhões.

O compromisso financeiro da maior empresa de mídia social do mundo para construir o que chama de “metaverso” ocorre no momento em que a empresa é inundada pela cobertura jornalística de documentos vazados pela ex-funcionária e denunciante Frances Haugen, que disse que a empresa escolheu o lucro em vez da segurança do usuário.

O presidente-executivo, Mark Zuckerberg, disse que o Facebook nos próximos anos será visto como uma empresa de “metaverso” em vez de uma companhia de mídia social, já que faz uma série de investimentos para expandir a tecnologia.

O metaverso, um termo cunhado pela primeira vez em um romance distópico três décadas atrás, atraiu muita atenção no Vale do Silício. O termo refere-se amplamente a um ambiente virtual compartilhado que pode ser acessado por pessoas usando diferentes dispositivos.

O Facebook, que investiu pesadamente em realidade virtual e realidade aumentada, incluindo a compra de empresas como a Oculus, este ano criou uma equipe para trabalhar no metaverso. Este mês, a companhia disse que planeja contratar 10 mil funcionários na Europa nos próximos cinco anos para trabalhar nesta iniciativa.

Wehner disse que a partir do quarto trimestre de 2021, o Facebook vai separar a FRL como um segmento separado da família de aplicativos do Facebook.

O Facebook disse que espera que a receita do quarto trimestre fique na faixa de US$ 31,5 bilhões a US$ 34 bilhões. Analistas previam receita de US$ 34,84 bilhões, um salto de 24,1% sobre um ano antes, de acordo com dados da Refinitiv.

A receita do terceiro trimestre também enfrentou o impacto das regras de privacidade da Apple, que tornaram mais difícil para as marcas direcionarem e medirem seus anúncios no Facebook.

Os usuários ativos diários, uma métrica observada de perto por anunciantes e investidores, cresceram 6%, para 1,93 bilhão em relação ao ano anterior, correspondendo às expectativas do mercado.

A receita total da empresa, que consiste principalmente em vendas de anúncios, subiu para US$ 29,01 bilhões no terceiro trimestre de US$ 21,47 bilhões um ano antes. Analistas esperavam faturamento de US$ 29,57 bilhões.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.