Siga nossas redes

Negócios

Petroleiros prometem greve se governo enviar projeto de privatizar Petrobras

Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou a realização de uma greve nacional, por tempo indeterminado.

petrobras
Logo da Petrobras REUTERS/Paulo Whitaker

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou a realização de uma greve nacional, por tempo indeterminado, caso o governo apresente ao Congresso um projeto de lei para a privatização da Petrobras (PETR3), afirmou a entidade em nota nesta terça-feira (26).

A aprovação pela federação foi feita em reunião com seus sindicatos em conselho deliberativo. A FUP tem 12 sindicatos de petroleiros associados.

Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a privatização havia entrado “no radar” do governo e, mais tarde, notícias apontaram que o Executivo estudava enviar um projeto de lei com esse fim ao Congresso Nacional, o que fez disparar as ações da estatal em 7%.

“A FUP e sindicatos decidiram iniciar um novo processo de mobilização da categoria petroleira… Caso tente privatizar a Petrobras, o governo federal enfrentará a greve mais forte da história da categoria em defesa do patrimônio público nacional”, disse na nota o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

“Não vamos aceitar de forma alguma calados esse projeto de privatização… A categoria petroleira vai responder à altura e a luta vai ser grande.”

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.