Siga nossas redes

Negócios

PIX é principal forma de recebimento para 42% das pequenas empresas

Na modalidade MEI, modalidade é a principal para 51%, segundo Sebrae e IBGE.

O PIX é a principal forma de recebimento para 42% das pequenas empresas e está à frente de outras modalidades, como dinheiro e cartões de crédito e débito. O número faz parte de uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

De acordo com o levantamento, na sequência do PIX aparece o cartão de crédito, que é a principal forma de recebimento para 23% das pequenas empresas. Na sequência estãodinheiro vivo (13%) e cartão de débito (7%). 

A relevância do PIX na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) é ainda maior: é a principal forma de recebimento para 51%, contra 20% do cartão de crédito, 15% do dinheiro vivo e 5% do cartão de débito.

Já entre microempresas, o cartão de crédito é a principal forma de recebimento para a maioria: 30%. O PIX está em segundo lugar, com 28%, seguido por dinheiro (10%) e cartão de débito (9%).

Cristina Vieira Araújo, analista da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, diz que a grande relevância do PIX como forma de recebimento pelos empreendedores é positiva.”No caso do pequeno negócio, é dinheiro na hora, podendo o empreendedor, ao final do dia, ter mais controle financeiro e tomar decisões importantes na gestão do fluxo de caixa, como pagar um fornecedor”, afirma. 

Ainda assim, Cristina reforça que é preciso ficar alerta: “Mesmo com toda a segurança, os usuários devem ter alguns cuidados, como não entrar em links ou baixar aplicativos suspeitos. Lembrando que os golpes costumam ter origem em um processo de engenharia social, ou seja, a causa não está relacionada com a tecnologia do sistema.”

O Sebrae afirma que a pesquisa, em conjunto com o IBGE ouviu, entre o fim de agosto e as duas primeiras semanas de setembro, mais de 6 mil empresários de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. 

(* com informações da Agência Sebrae)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.