Os produtores de videogames da Coreia do Sul estão atraindo jogadores com serviços que usam tokens não fungíveis (NFTs), seguindo uma tendência que as empresas veem como o futuro do setor e gerando uma forte alta em suas ações nas últimas semanas.
A vantagem é que esses NFTs podem ser negociados por dinheiro digital, ou seja, criptomoedas. No entanto, os reguladores sul-coreanos baniram os jogos NFT do país por causa da preocupação de que esses novos serviços possam alimentar o vício entre adolescentes e muitos jovens. Por enquanto, esses jogos são acessíveis apenas no exterior.
“Não é a tecnologia blockchain que estamos banindo”, disse uma autoridade do Comitê de Administração e Classificação de Jogos da Coreia do Sul à Reuters, sob condição de anonimato. “O que estamos dizendo ‘não’ é para a aplicação de NFTs que possam estar conectados a ativos reais”, disse.
Isso não impediu que a produtora sul-coreana Wemade avançasse com o lançamento global do game aplicado para NFT, MIR4, no final de agosto.
O jogo atraiu mais de 1,3 milhão de jogadores no exterior, fazendo com que o preço das ações da empresa disparasse mais de 600% desde o lançamento. O valor de mercado também disparou mais de 11 vezes, para 6,6 trilhões de wons (US$ 5,55 bilhões) durante o mesmo período.
No jogo MIR4 da Wemade, no momento, os jogadores só podem ganhar dinheiro garimpando “Dark Steel”, que pode eventualmente ser convertido na criptomoeda listada WEMIX.
A WEMIX tem sido negociada em uma faixa de US$ 17,50 a 21,64 nas últimas 24 horas, em comparação com US$ 0,21 no início do ano, de acordo com a CoinMarketCap.
Apesar do obstáculo regulatório local, outros desenvolvedores sul-coreanos também estão procurando lucrar com a explosão dos NFTs.
“Ganhar costumava ser o objetivo principal dos jogos… mas com a integração de NFTs e criptomoedas, tornou-se mais do que apenas vencer a partida, mas um método de ganhar dinheiro”, disse Lee Sang-hun, analista da Hi Investment & Securities.
Neste mês, a NCSoft Corp afirmou que está aprontando o lançamento em 2022 de um game que inclui elementos de NFTs e blockchain. As ações da empresa saltaram no limite diário de 30% em 11 de novembro, quando a produtora fez o anúncio.
A Krafton, responsável pelo sucesso “PlayerUnknown’s Battlegrounds”, também viu suas ações dispararem, até 22% desde 11 de novembro, quando a empresa anunciou que estava avaliando a integração de NFTs em seus jogos.
Veja também
- 7 criptomoedas promissoras para 2022, segundo analistas
- Com salto de 3.800%, cresce número de investidores de BDRs de ETFs
- Por que a taxa de juros no Brasil sobe mais rápido se inflação afeta o mundo todo?
- Culpa do PIX? Empresas de maquininhas perdem R$ 160 bi na bolsa