Siga nossas redes

Negócios

Suno acusa Hectare de ‘tentativa degradante de retaliação’ após operação

Casa de análises foi alvo de mandado de busca e apreensão após gestora alegar manipulação dos fundos imobiliários.

A Suno Research acusa a gestora Hectare Capital de tentativa de retaliação à atuação independente da casa de análise de investimentos do fundo imobiliário HCTR11. Na manhã desta terça-feira (14), a Suno foi alvo de uma operação de busca e apreensão determinada pela 42ª Vara Cível do Foro Central da Comarca de São Paulo.

Em nota, a Suno Research diz que a medida foi determinada em uma ação de produção antecipada de provas, ajuizada pela Hectare Capital Gestora de Recursos Ltda., sob a falsa alegação de que a Hectare e fundos por ela geridos teriam sido vítimas de uma campanha difamatória promovida pela Suno.

“A referida ação é uma degradante tentativa da Hectare de retaliar a atuação firme e independente da Suno na sua atividade de análise de valores mobiliários, em detrimento da adequada disseminação de informações no mercado de capitais.”

A Suno afirmou ainda que alerta seus clientes desde maio de 2021 em relatórios fundamentados e assinados por seus analistas sobre riscos na gestão do fundo HCTR11. E que em relatórios consecutivos nos meses seguintes, os analistas pediram para que a Hectare desse mais transparência sobre sua gestão de risco, o que não ocorreu.

A casa de análises ressaltou que “jamais negociou, não está negociando e nem pretende negociar cotas de emissão do Fundo HCTR11 e que seus relatórios de análise cumprem integralmente a legislação e a regulamentação em vigor.”

O InvestNews procurou a Hectare, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Operação

A operação aconteceu em três cidades (São Paulo, Porto Alegre e Goiânia) e envolve uma investigação relacionada a “uma suposta manipulação no mercado de fundos imobiliários”, um deles envolvendo o FII HCTR11.

A informação foi publicada inicialmente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, e confirmada mais tarde pela própria empresa ao InvestNews.

“Um dos alvos da operação é a Suno, empresa de análises na qual a XP tem participação minoritária desde o ano passado (mas sem responsabilidade na gestão). Além de sua sede em São Paulo ser um dos locais da busca, o seu fundador, Tiago Reis, e dois de seus analistas e influenciadores (Vitor Duarte e Marcos Baroni) também são alvos da ação”, diz a coluna.

Ainda de acordo com Jardim, o motivo seriam oscilações das cotas de FIIs após publicações feitas pela casa de research, com o objetivo de desvalorizar e em seguida indicar o fundo.

Sobre o HCTR11

HCTR11 – Hectare Fundo de Investimentos – é um fundo de investimento imobiliário (FII) de gestão ativa tipo híbrido, com foco em títulos imobiliários geradores de renda. O fundo é administrado pela Vórtx DTVM e gerido pela Hectare Capital Gestora de Recursos Ltda. Até setembro de 2022, possuía um patrimônio líquido de R$ 2,2 bilhões sob gestão.

Seu foco são Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)LCIs, LHs e cotas de outros FIIs de perfil semelhante no mercado. Além deles, investe em imóveis com ampla variedade de perfis. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.