Essa semana será marcada pelos feriados nos EUA e Reino Unido na segunda feira, que devem diminuir a liquidez das bolsas mundiais enquanto o feriado de Corpus Christi no Brasil acontece na quinta feira, dia de divulgação de importantes dados da economia dos EUA.

Internacionalmente as bolsas devem reagir à dados como o payroll, divulgação do livro bege e taxa de desemprego nos EUA e aos dados da situação economia da zona do Euro. No Brasil, o mercado também acompanha o PIB trimestral divulgado na terça, o desenrolar da CPI da covid e o avanço da vacinação no país como forma de amenizar os resultados negativos que a 3ª onda de Covid irá trazer enquanto a bolsa brasileira pode apresentar uma congestão natural na casa dos 125 mil pontos por sua importância como topo histórico, onde investidores decidem embolsar o lucro.

Foram divulgados ontem os dados chineses do PMI composto de maio com 54,2 pontos frente aos 53,8 pontos de abril e o PMI industrial de maio com 51 pontos frente à 51,1 pontos de abril e de expectativa de mercado.

Nesse início de semana, as bolsas europeias operam em leve baixa em um movimento de realização de ganhos da semana passada com a bolsa alemã : -0,25%, a bolsa francesa: 0,03%, e a bolsa espanhola com -0,18%. As principais bolsas asiáticas operam mistas com a bolsa japonesa em -0,99%, Shanghai com +0,41% e Hang Seng com +0,03%. Já as commodities negociadas hoje indicam um dia de alta com Ouro: +0,08%, petróleo do tipo Brent: 1,27%, e o petróleo do tipo WTI: +1,36%.

Na semana, os principais eventos e indicadores são:

2ª feira, 31/05:

3ª feira, 01/06:

4ª feira, 02/06:

5ª feira, 03/06:

6ª feira, 04/06:

Veja também:
• Como as manifestações de 7 de setembro podem impactar o dólar e a bolsa
• Prazo para declarar o IR 2021 termina nesta segunda; veja o que fazer.
Inflação EUA 2021: como se proteger e por que ela pode afetar o Brasil?
Privatizações: o que são? Como funcionam? Afinal, privatizar é bom ou ruim?