Siga nossas redes

Análise

Morning Call: bolsas caem no início da semana com Super Quarta

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

Fachadas do Fed e do Banco Central: fomc e copom mexem com o ibovespa

Cenário Global e de Bolsa de Valores

A semana começa com os mercados asiáticos em queda e investidores acompanhando as atualizações das autoridades chinesas sobre os novos casos de covid após o porta-voz do governo ter afirmado que Pequim passa por um novo surto de casos. O fato do governo ter a política de covid zero e a expectativa de um aperto monetário pelo Fed contribuíram para o desempenho dessa segunda com Nikkei: -3,01%, Shanghai: -0,89%, Hang Seng: -3,39%, Índia: -2,64%, Taiwan: -2,36% e Coreia do Sul: -3,52%.

Na Europa o clima também é de queda após a declaração de François Villeroy de Galhau, membro do conselho do BCE, que a inflação na zona do Euro está muito disseminada e que isso requer uma elevação de juros graduais, a partir de julho, tendo como base uma taxa neutra entre 1% e 2%.

Nos EUA, a semana será agitada com a decisão do FOMC, equivalente ao nosso Copom, para a taxa de juros do país na quarta feira, 15/06 acompanhada da coletiva de imprensa para atualizar o mercados das visões dos dirigentes do Banco Central. Na semana passada foi divulgado o índice de preços dos EUA, CPI, que registrou alta de 1% em maio superando as expectativas de 0,6% do mercado fazendo com que a inflação fosse a mais alta desde 1981, preocupando ainda mais os investidores fazendo com que o mercado aposte em uma mudança na taxa de juros do intervalo de 0,75% e 1% para 1,25% e 1,50% e grandes chances de terminar o ano de 2022 com o intervalo de 3,25% e 3,50%.

Cenário no Brasil e Ibovespa

Um dos eventos que deve ganhar destaque entre investidores por aqui é a votação hoje, 13/06, do Projeto de Lei Complementar 14/2022 no Senado que discute o limite de 17% de ICMS sobre combustíveis que pode custar R$ 40 bilhões aos cofres da União que seriam contabilizados fora do teto de gastos através de verbas extraordinárias.

O segundo evento para acompanhar na semana é a super quarta, 15/06, que, além de contar com a decisão da taxa de juros pelo FOMC nos EUA, terá a decisão de política monetária da Selic pelo Copom. Mesmo com a divulgação do IPCA de maio abaixo das expectativas (0,47% ante 0,6% de projeção), o mercado tem como consenso uma alta de 0,50 p.p. para a taxa Selic que deve passar dos 12,75% para 13,25% nessa semana. A expectativa de mercado embutida na curva de juros que antes era de mais um aumento de 0,50 p.p. para agosto agora indica duas altas de 0,25 p.p. mas mantendo a Selic terminal em 13,75%.

Na última semana o Ibov acabou sofrendo e não conseguiu se manter acima da média móvel de 200 períodos do gráfico diário. A direção atual indica que pode vir a testar o suporte dos 103.000 pontos onde a média móvel de 200 períodos semanal está localizada.

fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
BC não informou se publicará atualização do Boletim Focus
Roberto Campos Neto participa, por videoconferência, de reunião do Banking and Risk Management Committee (BRC), promovida pelo BIS (7h30)
Paulo Guedes se reúne, em Brasília, com o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França (9h)
Suíça
Conferência Ministerial da OMC
Emirados Árabes
Vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, participa de evento organizado pelo Arab Monetary Fund (8h)
EUA
Vice-presidente do Fed, Lael Brainard, faz discurso na National Community Reinvestment Coalition (NCRC) (15h)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.