Siga nossas redes

Análise

Morning Call: Bolsas operam com alta de 1%

A semana começa mas tranquila ao redor do mundo.

Mercado começa a semana com mais tranquilidade

A semana começa marcada por valorização na Ásia, nesta segunda-feira (18) o presidente do Banco Central da China prometeu de forma prudente uma politica monetária para dar sustentação para economia real do país. Com isso setores como o financeiro e imobiliário que tinham sofrido negativamente na última semana, puderam respirar de forma mais aliviada após as ameaças de um aumento nos calotes sobre as hipotecas. A bolsa de Tóquio não teve operações e o CSI300 fechou em alta de +1,04%, já o Hang Seng em Hong Kong conseguiu uma valorização de +2,70%.

A Europa acorda bem mais tranquila nesta segunda feira (18), sem novidade negativa vindo da Ásia até o momento. Com alta das commodities ajudando o setor, mas ainda em um patamar que podemos considerar saudável por já negociar nesse mesmo nível a meses. Lembrando que o mercado segue com expectativa sobre a reunião do FED para este mês se haverá ou não um aumento de 1 ponto percentual nos juros. Nesse momento o CAC em Paris opera em alta de +1,46% e o DAX em Frankfurt +1,25% e em Londres o FTSE sobe +1,28%.

A última semana foi de alívio no mercado norte americano, mesmo que o SP500 não tenha encerrado a semana em alta. No embalo da sexta-feira a semana começa com o futuro do SP500 em alta de +0,96% seguindo o viés melhora por conta de dados positivos da economia e o sentimento de que o FED deve evitar o aumento de 1 ponto percentual nos juros, optando por uma elevação de 0,75%. Lembrando que a semana segue cheia de resultados corporativos e o foco deve ficar com Bank of America e o Goldman Sachs.

Dia de agenda fraca no Brasil

O dia é de agenda fraca no Brasil e o que tivemos foi o IGP-10 divulgado agora a pouco, tendo como resultado 0,60% e era esperado 0,50%. Mesmo vindo um pouco pior do que o mercado esperava, ele desacelerou se comparado ao resultado anterior. Agora pela manhã às 11hrs o presidente do Banco Central e o ministro da Economia devem participar da cerimônia de posse do novo presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Na última semana o índice não conseguiu voltar a fechar acima dos 99.500, com isso ele foi em busca dos 95 mil pontos que tanto falamos e a mínima foi muito próxima deste valor. Agora se a pressão vendedora permanecer a próxima faixa a ser buscada seria dos 90 mil pontos. Uma melhora no curto prazo poderia ocorrer caso ele volte a encerrar o dia acima dos 98.100. Lembrando que por enquanto as commodities tem impactado de forma negativa as ações da Vale e Petro.

gráfico do Ibovespa hoje 18-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo.
Fonte: tradingview

Bitcoin

Mesmo tendo encerrado alguns dias acima dos USD$20.000 a criptomoeda deveria ter mostrado mais força compradora. Qual seria o receio neste momento? A configuração atual dos preços com base no gráfico semanal, seria de uma bandeira. Essa formação é uma pausa dos preços para que em seguida continue o movimento anterior, que no caso seria de queda. Com base nos volumes financeiros de compra do Bitcoin no passado, a região que o mercado teria interesse novamente, estaria apenas em USD$14.000 e USD$10.000, fora o preço atual que já estamos por algumas semanas.

gráfico do Bitcoin hoje 18-07-22 o viés ainda é negativo para o curto prazo
Fonte: tradingview

YDUQS PART (YDUQ3)

Apesar do viés negativo para o médio e longo prazo, o papel vem mostrando melhora no curto prazo e se insistir pode trazer essa melhora para o médio prazo também. Nesse momento para evitar novas vendas nas ações seria importante o ativo sustentar o preço acima dos 13,50. O lado positivo para o curto prazo seria possibilidade do ativo busca a faixa dos 16,00 e possivelmente superar essa faixa, mas inicialmente seria uma barreira.

gráfico da YDUQS PART (YDUQ3) hoje 18-07-22 o viés ainda é de queda para o longo prazo, mas o ativo tentar mudar o comportamento no curto e médio prazo.
Fonte: tradingview
00:00CHIInvestimento Estrangeiro Direto
08:00BRAIGP-10
08:25BRABoletim Focus
17:00EUATransações Liquidas de Longo Prazo

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.