Siga nossas redes

Análise

Morning Call: com agenda vazia, bolsas globais caminham para 6ª feira de ganhos

Mesmo com o feriado do Dia de Ação de Graças na quinta-feira e um pregão com horário reduzido nesta sexta, a maioria das bolsas se mantém animadas por expectativas de desaceleração do ritmo de alta dos juros nos EUA.

Após uma quinta-feira (24) de menor liquidez pelo feriado nos EUA, os mercados Europeus se mantêm positivos no começo do dia enquanto as preocupações com novos casos de covid na China impactam os índices asiáticos.

Com a volta de medidas restritivas e a testagem em massa, o índice Hang Seng teve queda de 0,49% mesmo com a decisão de aumento do estímulo da economia pelo BC da China, seguido da baixa de 0,35% do Nikkei, com investidores optando por realizar os ganhos da semana assim como registrado na leve queda de 0,04% do Taiex e retração de 0,14% do Kospi. Entre as altas do dia, o índice de Shangai avançou 0,40%.

Na Europa os investidores reagem ao PIB do terceiro trimestre da Alemanha, divulgado hoje às 04:00, com um crescimento de 0,4% após a alta de 0,1% do trimestre anterior. Na comparação anualizada, o crescimento foi de 1,2%, ligeiramente acima das projeções de 1,1% pelo mercado.

O índice alemão DAX registrava alta de 0,07% no começo do dia, enquanto o FTSE subia 0,26%, o CAC avançava 0,14% e o Euro Stoxx tinha ganhos de 0,11%.

Futuros de índices sobem na volta do feriado dos EUA

No retorno do feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, os futuros dos índices registravam alta de 0,18% no índice Dow Jones e avanço de 0,14% no S&P 500 enquanto o índice Nasdaq oscilava mas registrava uma leve queda de 0,02%. Com a agenda de indicadores internacionais vazia no dia e com o fechamento do pregão nos EUA às 15:00 do horário de Brasília pela Black Friday, os mercados podem voltar a sentir um fluxo menor no dia.

PEC para próxima semana

Com a viagem do presidente da Câmara, Arthur Lira, para acompanhar a partida da seleção brasileira na Copa do Mundo no Qatar na segunda-feira (29), a apresentação da PEC da Transição pela equipe do presidente eleito Lula deve acontecer na terça-feira.

O projeto tem enfrentado dificuldades para a aprovação no Congresso fazendo com que a equipe do governo eleito comece a cogitar a PEC valendo apenas por dois anos ao invés dos quatro da proposta original. Ainda pesa como um dos fatores que aumentam a sensação de imprevisibilidade no mercado o fato de nomes para assumirem os ministérios da Economia e da Fazendo não terem sido anunciados.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.